China compra mais soja dos EUA, totalizando compras próximas a 10 mi t
Por Naveen Thukral e Ella Cao
SINGAPURA/BEIJING, 6 Jan (Reuters) - A Sinograin, armazenadora estatal da China, comprou 10 cargas de soja dos Estados Unidos nesta semana, disseram três operadores à Reuters nesta terça-feira, enquanto o maior comprador do mundo continua comprando dos Estados Unidos após uma trégua comercial no final de outubro.
As cargas, totalizando cerca de 600.000 toneladas, devem ser embarcadas entre março e maio, com as compras totais de soja dos EUA agora se aproximando de 10 milhões de toneladas, disseram os operadores.
Isso representa mais de 80% dos 12 milhões de toneladas que o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse que a China se comprometeu a comprar até o final de fevereiro.
"Houve mais cargas dos EUA compradas pela Sinograin e o total de compras está muito próximo de 10 milhões de toneladas", disse um dos operadores com conhecimento direto dos negócios. "Achamos que a China comprará mais alguns milhões de toneladas para atingir a meta."
As compras da China sustentaram a soja em Chicago nas últimas semanas, ajudando o mercado a encerrar 2025 em alta, já que a retomada das importações dos Estados Unidos após um degelo nas relações entre Pequim e Washington apagou a maior parte das perdas incorridas durante a guerra comercial.
Pequim intensificou as compras de soja dos EUA, apesar do excesso de oferta doméstica impulsionado pelo recorde de chegadas da América do Sul e pela fraca demanda.
Em dezembro, a Sinograin realizou três leilões públicos para abrir espaço para os embarques dos EUA em meio à ampla oferta doméstica.
No entanto, os preços médios e as taxas de liberação caíram em rodadas sucessivas, com apenas um terço da soja vendida no leilão final, informou a Reuters anteriormente.
Os operadores esperavam que a Sinograin vendesse cerca de 4 milhões de toneladas nos leilões.
((Reportagem de Ella Cao em Pequim, Naveen Thukral em Cingapura e Gus Trompiz em Paris)
ASSUNTOS: Geral