Saiba quem é a mãe de Preta Gil, que inspirou tatuagem na mão da cantora
Discreta e longe dos holofotes, Sandra Gadelha é mãe de Preta Gil e ex-esposa de Gilberto Gil. Aos 77 anos, ela enfrentou no domingo (20) a perda da filha, que morreu aos 50 anos após uma batalha contra o câncer. Preta homenageava a mãe com a palavra “Drão” tatuada na mão — apelido carinhoso de Sandra e também título da canção composta por Gil em sua homenagem.
O nome “Drão” foi dado por Maria Bethânia a Sandra, e acabou eternizado por Gilberto Gil em uma das músicas mais marcantes de sua carreira. A faixa fala sobre amor, separação e recomeço, e foi escrita durante o fim do casamento dos dois. Em abril deste ano, Sandra se emocionou ao ver Preta cantar ao lado do pai essa mesma canção durante um show em São Paulo.
Apesar de ser pouco conhecida do público, Sandra tem uma trajetória entrelaçada com a história da música popular brasileira. Ela foi casada com Gil por 11 anos e é mãe de Preta, Maria e Pedro Gil — este último faleceu em um acidente em 1990. Ao lado do então marido, viveu momentos marcantes, como o exílio entre 1969 e 1972.
Sandra também é irmã de Dedé Veloso, ex-esposa de Caetano Veloso, e fazia parte do círculo íntimo de artistas como Gal Costa e Maria Bethânia — madrinha de Preta. Além de "Drão", Gil também a homenageou com a canção “Sandra”, lançada no álbum Refavela (1977), composta após sua prisão em Florianópolis.
Veja também
ASSUNTOS: Famosos & TV