RedeTV! corta 35% do salário de jornalistas do alto escalão

Por Portal do Holanda

20/10/2020 19h53 — em Famosos & TV

Foto: Reprodução/RedeTV!

O alto escalão do jornalismo da RedeTV! está indignado com uma medida anunciada nesta terça-feira (20) para reduzir as despesas da emissora.  Segundo o site Notícias da TV, 35% do salário dos jornalistas contratados como Pessoa Jurídica (que não têm carteira de trabalho assinada, e que costumam ter os maiores salários da Redação) foi cortado.

"O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo repudia mais um ato imoral e desumano da RedeTV!. Hoje (20), os jornalistas contratados como PJs receberam aditivos aos contratos com reduções de até 35%, por tempo indeterminado", informa uma nota do sindicato.

Como contamos aqui, na semana passada jornalistas da RecordTV! já chegaram a fazer uma carta aberta afirmando que estão se sentindo coagidos, após a emissora enviar e-mails para funcionários com carteira assinada, com a minuta de um acordo para prorrogar por mais dois meses a redução de 25% dos salários - totalizando 8 meses de corte salarial.

Agora, a situação passou também para os funcionários que possuem os maiores salários, como âncoras, repórteres especiais e jornalistas de cargos de chefia.
Segundo o Sindicato dos Jornalistas de SP, 20 jornalistas que possuem carteira assinada não aceitaram a prorrogação da redução salarial, se recusando a assinar o acordo. 

No caso dos jornalistas do sistema Pessoa Jurídica, caso eles decidam recusar a redução, podem pedir demissão, já que não são protegidos pelas leis da CLT.