Rainha Elizabeth já tem data e local de enterro definidos desde 1960; veja
O corpo da rainha Elizabeth 2ª deve ser enterrado na capela memorial Rei George 6º, ao lado de onde está o seu marido, o duque Philip, seus pais e sua irmã, princesa Margaret.
Os protocolos sobre o falecimento já estão estabelecidos na "Operação London Bridge", plano de ação do Palácio de Buckingham desde 1960. Após a morte da monarca mulher mais longeva da história, espera-se que esse plano seja seguido.
O funeral é planejado para acontecer no D+10, dez dias após a morte. Ou seja, no domingo, dia 18.
O dia da morte é denominado Dia D e os dias seguintes são contabilizados a partir dele.
O agora rei Charles encontra a primeira-ministra no Palácio de Buckingham na sexta-feira, dia 9, e em seguida segue em turnê pelo Reino Unido, com parada na Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales para participar dos cultos.
O Westminster Hall será preparado para o funeral de Elizabeth enquanto isso.
Agora, os passos são os seguintes: o corpo da rainha que morreu no Castelo de Balmoral, na Escócia, é levado para Londres, um memorial fechado para ministros acontece na catedral de São Pedro; quatro dias após a morte, uma procissão é feita do Palácio de Buckingham ao Westminster Hall.
No dia 5, a população começa as homenagens no Palácio de Westminster. Ela é enterrada dez dias após sua morte ao lado dos túmulos de outros familiares, todas as bandeiras dos palácios ficam a meio-mastro, e as atividades governamentais são suspensas por dez dias, exceto atividades essenciais.
Veja também
ASSUNTOS: Famosos & TV