Em estado grave com Covid, Paulo Gustavo passa por novo procedimento
Depois de ter sido intubado, submetido à ECMO (uso de pulmão artificial) e a uma transfusão de sangue, Paulo Gustavo passou por outro procedimento durante a sua internação na UTI devido à Covid-19.
A equipe do ator e humorista informou nesta sexta-feira (9) que ele realizou no último domingo (4) uma toracoscopia, para corrigir uma fístula bronco-pleural. Ontem (8) uma nova fístula foi identificada, fazendo com que os médicos necessitassem fazer mais um procedimento hoje por via endoscópica, que foi concluído com sucesso.
O problema ocorre quando há uma comunicação anormal entre brônquios e pleura - uma membrana que reveste os pulmões. Isso ocasiona uma passagem inadequada do ar. A fístula broncopleural ocorre geralmente após cirurgia nos pulmões ou por comprometimento respiratório, e é considerada uma situação rara e grave.
Leia na íntegra a nota divulgada:
"Internado desde 13 de Março, no Rio de Janeiro, Paulo Gustavo segue em terapia intensiva e apresenta estabilidade, após a realização de procedimentos terapêuticos adicionais, adotados no combate à Covid-19.
Buscando melhor recuperação da função pulmonar, o ator foi submetido há cinco dias a uma toracoscopia para correção de uma fístula bronco-pleural.
Hoje, a equipe médica esclarece que:
“Uma nova fístula bronco-pleural foi identificada ontem à noite, tendo sido realizada na manhã desta sexta-feira (09), novo procedimento, desta vez por via endoscópica, quando o segmento responsável pela nova fístula foi ocluído. As manobras terapêuticas transcorreram com sucesso e Paulo Gustavo segue em estabilidade clínica.
O quadro geral mantém o otimismo da equipe profissional, mesmo levando-se em conta a gravidade que existe em todos os pacientes em uso de ventilação mecânica e de ECMO.”
A família do ator agradece todo o carinho e orações e pede que continuem a enviar boas energias para a recuperação de todos os que se encontram na luta contra o vírus."
Veja também
ASSUNTOS: Famosos & TV