Deputada Erika Hilton processa Antonia Fontenelle por ofensas racistas
A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) entrou com uma ação no Tribunal de Justiça de São Paulo contra Antonia Fontenelle por ofensas racistas e transfóbicas. O caso refere-se a um vídeo em que a influenciadora chama a deputada de “preta do cabelo duro”.
O vídeo foi publicado no canal de Fontenelle na sexta-feira (18). Erika Hilton acionou o TJ-SP no sábado (19), solicitando uma indenização no valor de R$ 50 mil.
O caso - Antonia Fontenelle publicou um vídeo falando sobre uma reportagem que mostrava os votos dos partidos PT e PSOL, que foram contra o projeto de lei nº 1112/23, do deputado Alfredo Gaspar (União-AL).
No projeto, é defendido a alteração da Lei de Execução Penal que visa exigir o cumprimento de 80% da pena para haver progressão de regime em crimes hediondos ou equiparados.
No vídeo, Fontenelle se refere à deputada com termos pejorativos e estereotipados, dizendo: “Entre os votos contrários estão os de Erika Hilton, esperar o quê de você, né? Que tinha um nariz desse tamanho [fazendo sinal com o dedo] e um cabelo de preta, que é o que você é, preta, e um discurso mentiroso”.
Em seguida, Fontenelle afirma que é inimiga da deputada. “Você, Erika Hilton, é minha inimiga. E a gente vai dar de cara logo, logo. Anota o que estou te falando”.
Fontenelle também fez comentários transfóbicos, ao afirmar: “É uma trans que teve a chance de mostrar que poderia ter caráter, independente de ser uma trans ou qualquer outra coisa. Mas você não tem”.
ASSUNTOS: Famosos & TV