Compartilhe este texto

Fifa exibe visão dos árbitros na Copa do Mundo de Clubes, mas evita lances controversos

Por Folha de São Paulo

22/06/2025 15h45 — em
Esportes



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma das inovações introduzidas pela Fifa na Copa do Mundo de Clubes, que acontece até 13 de julho nos Estados Unidos, é a produção de imagens por uma câmera pendurada no árbitro.

O equipamento, acoplado ao microfone já usado pelos juízes para comunicação, capta os lances dos jogos e envia as imagens por uma rede privada 5G para a produtora da transmissão televisiva, que seleciona trechos a serem exibidos.

O árbitro Anthony Taylor usa microfone com câmera na partida entre Palmeiras e Al Ahly, pela Copa do Mundo de Clubes Susana Vera - 19.jun.25 Reuters Um árbitro de futebol está em campo, usando um uniforme preto com detalhes em azul claro. Os clipes escolhidos são de momentos não controversos, como gols e faltas claras, pouco ajudando, portanto, a entender lances e decisões mais complexas. As imagens não são usadas pelo VAR (vídeo-árbitro).

O objetivo da novidade, que está em fase de testes e pode ou não ser expandida a depender dos resultados obtidos no torneio, é aproximar o torcedor em casa da experiência na grama.

"Ter uma câmera usada pelo juiz dará aos telespectadores a possibilidade de se colocar no lugar do árbitro, e eles verão o que o árbitro vê durante a partida", disse Pierluigi Collina, presidente do Comitê de Arbitragem da Fifa. "Acho que vai oferecer a possibilidade aos telespectadores de entender o quão difícil é o trabalho do juiz."

Apenas os estádios que também recebem jogos da NFL (liga de futebol americano) têm a tecnologia necessária para a transmissão das imagens: Atlanta (Geórgia), Charlotte (Carolina do Norte), Miami (Flórida), East Rutherford (Nova Jersey), Filadélfia (Pensilvânia) e Seattle (Washington).

Em 2023, árbitros na Inglaterra participaram de testes com uma câmera corporal, posicionada no peito da camisa, em jogos das ligas de base. O objetivo ali era monitorar o comportamento dos jogadores e evitar situações de abuso e desrespeito, além de produzir material que possa ser usado no treinamento dos próprios árbitros.

A iniciativa foi aprovada pela IFAB (International Football Association Board), órgão que regula as leis do esporte.

Mais recentemente, as câmeras também foram usadas na Copa Intercontinental de 2024.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes