Em meio à guerra, Sudão volta a ter liga de futebol após dois anos
A liga de futebol profissional voltou a ser disputada no Sudão após mais de dois anos de paralisação devido à guerra civil que assola o país desde abril de 2023. O torneio, com duração de um mês, reúne oito clubes e definirá o campeão nacional e os representantes em competições continentais da temporada 2025-26.
O conflito entre o exército sudanês e as Forças de Apoio Rápido já deixou mais de 150 mil mortos e cerca de 12 milhões de desabrigados, tornando-se a maior crise de deslocamento do mundo. Entre os afetados estão os gigantes Al Hilal e Al Merrikh, que haviam transferido suas operações para a Mauritânia, onde continuaram ativos e o Al Hilal se sagrou campeão nacional.
Agora de volta ao Sudão, os dois clubes estrearam com vitória no Campeonato de Elite Sudanês, que está sendo realizado nas cidades de Ad-Damer e Atbara, ambas ao norte da capital Cartum. O clássico entre Al Hilal e Al Merrikh está marcado para o dia 22 de julho, encerrando o torneio.
Além da dupla, participam do torneio os clubes Zamalek, Umm Rawaba, Al Amal Atbara, Hay Al Wadi Nyala e Merrikh Al Abyad, que se enfrentam em turno único ao longo de sete rodadas.
A seleção do Sudão, que não joga em casa desde março de 2023, se prepara para disputar a Copa Africana de Nações no Marrocos no fim do ano e busca sua primeira participação em Copas do Mundo, reforçando a importância simbólica e esportiva do retorno da liga nacional.
ASSUNTOS: Esportes