Compartilhe este texto

Corinthians pede à CBF punição maior ao Palmeiras por gritos homofóbicos

Por Folha de São Paulo

13/06/2025 18h45 — em
Esportes



SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - O Corinthians recebeu com indignação a multa aplicada pelo Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ao Palmeiras, após os gritos homofóbicos destinados ao atacante Ángel Romero, na Arena Barueri, em 12 de abril, pelo Campeonato Brasileiro.

A reportagem teve acesso ao ofício enviado pelo Corinthians à CBF, na qual expressa preocupação com a pena leve dada ao rival. O STJD definiu que o Palmeiras pague R$ 80 mil de multa exclusivamente pecuniária.

No documento, o Corinthians afirma que a entidade não pode ignorar a "gravidade do episódio e a reincidência do clube infrator". Vale ressaltar que, segundo o artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a pena pode ser agravada ao infrator em caso de repetição do ato.

"Embora se reconheça a autonomia decisória das Comissões Disciplinares e a complexidade que envolve o julgamento de infrações de natureza discriminatória, não é possível ignorar a gravidade do episódio e a reincidência do clube infrator, o que, em tese, deveria ensejar sanção mais severa, conforme as balizas previstas no próprio CBJD", afirmou o Corithians, em ofício enviado à CBF.

Em 2023, o Corinthians foi punido com um jogo de portões fechados por um episódio de homofobia nas arquibancadas da Neo Química Arena. A torcida corintiana proferiu gritos preconceituosos contra a torcida do São Paulo, em 14 de maio daquele ano. A punição, no entanto, não se repetiu para outros clubes julgados pelo mesmo motivo.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Esportes

+ Esportes