Botafogo ativa 'modo Champions' e dita as contas no Mundial
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A vitória do Botafogo sobre o PSG, em jogo histórico do Mundial de Clubes, valeu muito mais que um tabu quebrado ou um novo capítulo do debate entre a diferença técnica de brasileiros e europeus. O resultado foi além: reforçou aspectos psicológicos, trouxe as contas de uma classificação para o lado carioca e rendeu até uma pesada comparação por parte de Luis Enrique, comandante da equipe francesa.
DETALHES DA FAÇANHA
O técnico Renato Paiva ativou o "modo Champions" em seus jogadores antes do 1 a 0: ele revelou, por exemplo, ter colocado slides com referências ao título dos franceses como forma de motivar seus atletas na preleção. Taticamente, a ideia era atuar em bloco e minimizar espaços.
Deu certo: o Botafogo, segundo o português, "matou o PSG com o veneno que eles têm", focando na parte coletiva tanto na hora de atacar quanto nos (muitos) momentos em que foi preciso defender.
O golpe de Igor Jesus, dono do único gol da partida, foi fatal: os brasileiros até acabaram pressionados, mas não precisaram contar com grandes intervenções de um goleiro John que mostrou segurança quando exigido.
A atuação terminou exaltada pelo próprio técnico Luis Enrique, que cravou: foi o Botafogo quem melhor se defendeu contra seu PSG na temporada a comparação, portanto, abrange clubes como Arsenal, Liverpool, Inter de Milão e até Manchester City, rivais parisienses na Champions.
"Essa é uma análise de um treinador que tem humildade de dizer o que acontece. Sobre isso, não fizemos marcações individuais porque seria uma catástrofe para nós. Não houve uma oportunidade escandalosa do PSG. Defendemos muito bem e isso é mérito dos jogadores porque não é fácil ficar sem a bola tanto tempo. Isso demonstra conhecimento tático e resiliência", disse Renato Paiva.
DE BEM COM AS CONTAS
Líder do Grupo B, o time de Renato Paiva tem uma "sobra" de dois gols na busca pela classificação às oitavas de final. A última rodada da chave será disputada na segunda-feira, com Botafogo x Atlético de Madri e PSG x Seattle Sounders.
Se os brasileiros perderem para os espanhóis e os franceses vencerem os norte-americanos, haverá um empate triplo em pontos e em confrontos diretos neste caso, a decisão vai para o saldo de gols entre os duelos do trio, ignorando, portanto, resultados envolvendo o Seattle.
Neste cenário, o Botafogo pode ser derrotado por até dois gols diante do Atlético de Madri para garantir a vaga. O motivo? Os espanhóis perderam por 4 a 0 do PSG e, mesmo superando os cariocas por um ou dois gols, teriam saldo menor em relação aos atuais campeões da Libertadores nos confrontos "válidos" excluindo, mais uma vez, os placares relacionados aos norte-americanos.
A vida fica mais fácil em caso de qualquer empate ou vitória carioca na última rodada ou até se o PSG não bater o Seattle. Neste caso, não é preciso sequer abrir a calculadora, mas sim se preparar para encarar um dos classificados do Grupo A, que tem Palmeiras, Inter Miami, Al Ahly e Porto.
"O jogo contra o Atlético de Madri é outra montanha para subir. É uma equipe construída há muito tempo pelo Simeone e que tem valores individuais extraordinários. É descansar, recuperar, desfrutar destes momentos e retomar. É muito fácil cair e não continuar no campeonato, e eu não quero isso. Quero ganhar o próximo jogo", disse Renato Paiva.
*
COMO ESTÁ A CLASSIFICAÇÃO GERAL DO GRUPO B
1 - Botafogo: 6 pontos (saldo +2)
2 - PSG: 3 pontos (saldo +3)
3 - Atlético de Madri: 3 pontos (saldo -2)
4 - Seattle Sounders: 0 pontos (saldo -3)
COMO ESTÁ O GRUPO SEM RESULTADOS ENVOLVENDO O SEATTLE?
1 - PSG: 3 pontos (2 jogos, saldo +3)
2 - Botafogo: 3 pontos (1 jogo, saldo +1)
3 - Atlético de Madri: 0 ponto (1 jogo, saldo -4)

ASSUNTOS: Esportes