O que o eleitor quer realmente?
O que você quer de um político? É bom ter uma resposta para essa pergunta logo, porque a corrida eleitoral já começou, como se nota pelas redes sociais, e pelas brigas internas nos partidos por candidaturas. A resposta pode ser uma grande surpresa. Em seis meses de funcionamento, a Ouvidoria Parlamentar, órgão criado pela Câmara dos Deputados para receber reclamações e sugestões da população, descobriu que muita gente espera que um parlamentar resolva seus problemas pessoais.
Não são poucos, entre as mais de dez mil mensagens já recebidas, os pedidos de emprego, de interferência para que uma certa pendenga com órgãos públicos seja resolvida de forma mais rápida e em favor de quem reclama — algo chamado de tráfico de influência — e de ajuda para acabar com uma série de estorvos do dia-a-dia, como vizinhos barulhentos e senhorios injustos.
São pedidos semelhantes aos feitos aos candidatos em tempos de campanha, quando eles entram no tal corpo-a-corpo com o eleitor. Sempre tem alguém para entregar um papelzinho ao candidato com um pedido qualquer. Há evidente contradição entre prática e discurso no comportamento dos eleitores. Críticos dos parlamentares e do governo, quando têm uma chance, muitos esperam que os parlamentares e o governo trabalhem por seus interesses particulares.
Falam mal dos funcionários públicos, reclamam do dinheiro gasto com eventuais ‘‘fantasmas’’, mas estão loucos para se tornar um deles, se uma oportunidade lhes for dada. Contribuem para alimentar e eternizar o círculo de troca de favores por votos. Para os candidatos, a Ouvidoria traz outro recado. Os cidadãos sentem falta da presença do estado, em vários níveis, para cuidar dos seus interesses.
A quem reclamar da falta de atendimento num posto de saúde público? Ou do lixo acumulado no terreno ao lado? No caso de Manaus, a quem reclamar pelos buracos abertos pela Aguas de Manaus? São questões aparentemente simples, mas ainda sem solução. A um ano praticamente da eleição, torturados pelas articulações políticas para fechar nomes de candidatos e fechar alianças, partidos e pré-candidatos deveriam prestar atenção às mensagens recebidas pela Ouvidoria, seja á nível estadual ou municipal. São um retrato do que esperam os eleitores dos seus próximos candidatos.
ASSUNTOS: Espaço Crítico