Siga o Portal do Holanda

eleições 2018

Auditoria confirma segurança das urnas eletrônicas

Publicado

em

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo realizou neste sábado (20), com transparência, auditoria pública de verificação da integridade dos sistemas eleitorais de quatro urnas eletrônicas utilizadas no dia 7 de outubro (1º turno). 

Os testes confirmaram a integridade e a autenticidade dos sistemas instalados em todas as urnas auditadas: duas da 351ª Zona Eleitoral (Cidade Ademar) e outras duas da 404ª Zona Eleitoral (Cidade Tiradentes), sendo a urna substituída e a substituta. 

As urnas da seção 005 da 351ª Zona Eleitoral – Cidade Ademar tiveram comportamento escorreito, sem nenhuma intercorrência, processando as mídias necessárias às eleições, e realizando a votação paralela, cujos resultados ditados e digitados coincidiram com os resultados do boletim de urna expedidos no domingo de eleição. 

Na análise do hardware de cada equipamento, observou-se defeito no teclado da urna eletrônica que funcionou originariamente na seção 227, da 404ª Zona Eleitoral – Cidade Tiradentes. 

Nessa urna específica, foram observados defeitos aleatórios em teclas diversas durante a digitação após sucessivas repetições do autoteste. O autoteste é o procedimento padrão para verificação do regular funcionamento de todos os componentes da urna eletrônica (tela, teclado e áudio, entre outros) e do terminal do mesário. 

Cabe esclarecer que a Justiça Eleitoral promove a imediata substituição de qualquer urna eletrônica com defeito técnico. A propósito, a urna eletrônica auditada foi substituída no início da manhã (às 9h42) no dia da eleição, tão logo se tomou conhecimento da ocorrência de defeitos, o que pode ser verificado tanto na ata da seção eleitoral preenchida pelos mesários quanto nos registros de log da urna eletrônica. 

Todo o procedimento de auditoria foi realizado de forma transparente, com o acompanhamento da Polícia Federal, do Ministério Público, de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, de partidos políticos e demais interessados, além de um observador técnico internacional da Organização dos Estados Americanos. 

A auditoria com votação paralela aconteceu sem nenhuma intercorrência e os resultados aqui obtidos coincidiram com aqueles apresentados nos respectivos boletins de urna no dia da eleição.

Ministro finge para bancada do Amazonas, mas joga duro no plenário do STF contra ZFM

-

Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

LEIA A BULA: AVALIAÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA NO AMAZONAS

 Siga o Holanda

Amazonas

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.