Maior e mais caro, novo Nissan Kicks só não mudou de nome
BROTAS, SP (FOLHAPRESS) - O novo Nissan Kicks poderia ter um outro nome, tamanha é a diferença em relação ao anterior. Ambos são produzidos em Resende (RJ) e agora convivem nas lojas, sendo que o antigo recebeu o sobrenome Play.
A segunda geração, que é maior e mais equipada, vem com o novo motor 1.0 turbo flex (125 cv) desenvolvido pela Horse. É basicamente o mesmo utilizado pelo Renault Kardian, bem como o câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas. Há, contudo, uma calibração própria.
Trata-se de uma solução exclusiva para o Brasil. Nos mercados da América do Norte, por exemplo, a motorização é 2.0 a gasolina associada a uma caixa automática do tipo CVT (continuamente variável), mesma combinação disponível no Nissan Sentra.
Segundo os dados divulgados pela Nissan, a escolha nacional não é das mais rápidas. A aceleração do zero aos 100 km/h ocorre em 12,4 s. No uso, contudo, o veículo não parece lento.
O primeiro contato ao volante ocorreu no autódromo Raceville, em Brotas (interior de São Paulo). Não é o melhor ambiente para se avaliar um SUV, mas serviu para constatar o silêncio a bordo e a suavidade de funcionamento do câmbio.
A posição de dirigir, a boa estrutura do banco e o espaço disponível no assento traseiro e no porta-malas mostram que o Kicks quer mesmo disputar mercado com modelos maiores e mais caros. Os valores sugeridos também seguem nessa direção.
Há quatro versões disponíveis, com preços a partir de R$ 159.990 na opção Sense. A fabricante diz que se trata de um valor promocional de lançamento posteriormente, haverá um aumento de R$ 5.000. Essa estratégia para atrair compradores de primeira hora tem sido comum no mercado de modelos novos.
A lista de itens de série inclui ar-condicionado digital, central multimídia com tela de 12 polegadas e rodas de liga leve aro 17. O pacote de segurança vem com sensor de faixa (ajuda a manter o carro em sua pista) e seis airbags.
O Kicks Advance (R$ 167.990) acrescenta bancos com forração que imita couro, carregamento de smartphones por indução, rack no teto e partida remota do motor. A opção seguinte chama-se Exclusive e vem com rodas aro 19, sensor de chuva, central multimídia com tela maior (12,3 polegadas) e faróis com projetores.
Anunciada por R$ 199 mil, a versão Platinum é a mais equipada da linha. O teto solar panorâmico e o sistema de som da marca Bose se destacam, mas os principais equipamentos são os itens de segurança adicionais, como os sensores e câmeras que avisam sobre riscos de colisões laterais.
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NISSAN KICKS PLATINUM
Preço: R$ 199 mil (junho/2005)
Motorização: flex, turbo, 999 cm³; 125 cv com etanol e 120 cv com gasolina a 5.000 rpm
Torque: 22,4 kgfm com etanol a 2.500 rpm e 20,4 kgfm com gasolina a 2.000 rpm
Transmissão: câmbio automatizado de dupla embreagem, seis marchas
Pneus: 225/45 R19
Peso: 1.163 kg
Porta-malas: 470 litros
Comprimento: 4,37 m
Largura: 1,80 m
Altura: 1,62 m
Entre-eixos: 2,66 m
Capacidade do tanque: 48 litros
Aceleração (0 a 100 km/h, em segundos): 12,4
Consumo urbano (km/l): 8,3 (etanol) e 11,7 (gasolina)
Consumo rodoviário (km/l): 9,9 (etanol) e 14,3 (gasolina)
Dados sobre preço, potência, dimensões, capacidades e desempenho são de responsabilidade das montadoras; números de consumo foram divulgados pelo Inmetro de acordo com seus padrões de medição
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O acabamento da cabine é um dos pontos que mais evoluiu. Novas texturas foram aplicadas, a exemplo de uma faixa de tecido cinza que percorre o painel frontal. Os bancos têm regulagens manuais, algo comum no segmento de SUVs compactos. Porém, para brigar entre os veículos de porte médio, seria interessante oferecer ajustes elétricos ao menos para o motorista.
Apesar desse detalhe, o Kicks tem porte suficiente para disputar vendas com modelos maiores. O Jeep Compass e o Toyota Corolla Cross estão entre os alvos do novo modelo. Ambos têm preços acima de R$ 160 mil.
O novo modelo da Nissan cresceu 6 cm no comprimento em relação à primeira geração. Agora são 4,37 m de comprimento, mais do que Volkswagen T-Cross (4,19 m), Hyundai Creta (4,33 m) e Honda HR-V (4,33 m).
Já os 2,66 m de distância entre os eixos superam as medidas do Corolla e do Compass, ambos com 2,64 m.
Entretanto, os números de desempenho dos modelos considerados médios são superiores, o que abre espaço para um novo motor na linha Kicks. É esperado que, em um futuro não muito distante, uma opção 1.3 turbo flex de 180 cv (disponível no Renault Duster) seja lançada, bem como versões com tecnologia híbrida.
O jornalista viajou a convite da Nissan
ASSUNTOS: Economia