Compartilhe este texto

Leilão da Rota Agro, que passa por GO e MT, recebe cinco propostas

Por Folha de São Paulo

12/08/2025 12h45 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O leilão da Rota Agro, que será disputado na B3 (a Bolsa de Valores de São Paulo) nesta quinta-feira (14), recebeu cinco pospostas. Participarão do certame a EPR, um consórcio da XP, a construtora VF Gomes, um consórcio formado por Way Brasil e Kinea, e a Azevedo e Travassos.

A informação foi adiantada pelo jornal Valor Econômico e confirmada pela reportagem.

Segundo uma pessoa familiarizada com o tema ouvida pela reportagem, a disputada irá a viva-voz, etapa em que os proponentes vão aumentando suas ofertas até chegarem ao valor final.

O certame da Rota Agro, que liga Rio Verde (GO) a Rondonópolis (MT) prevê R$ 4,42 bilhões de Capex (investimentos em obras) e R$ 2,84 bilhões em Opex (custos de operação).

Na modelagem adotada nos leilões atuais, os interessados dão lances de desconto em relação à tarifa básica de pedágio, e o pagamento de aporte (caução) é necessário somente quando o corte na tarifa prometido é superior a 18%.

Depois desse patamar há a incidência de aporte de recursos, que vai inteiramente para a conta da concessão e é utilizado, por exemplo, na execução de obras não previstas.

A gestão Lula pretende realizar uma série de leilões de rodovias federais até o fim de 2025. Serão dez no total -quatro a mais do que nos primeiros sete meses do ano.

Os certames deste segundo semestre abrangem, sobretudo, novos projetos, mas há na carteira também otimizações de contratos estressados (concessões antigas que fracassaram e precisaram passar por repactuação). São os casos dos leilões de otimização da Autopista Fluminense (RJ), da Autopista Fernão Dias (MG e SP) e da Autopista Régis Bittencourt (SP e PR).


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia