Economia alemã enfrenta primeiro trimestre fraco, mas recuperação ainda está por vir, diz Bundesbank
FRANKFURT, 19 Fev (Reuters) - A economia da Alemanha continua a se recuperar, embora a expansão no primeiro trimestre seja fraca, com uma recuperação esperada apenas a partir da primavera no Hemisfério Norte, informou o Bundesbank em um relatório econômico mensal nesta quinta-feira.
A Alemanha, a maior economia da Europa, tem estado estagnada nos últimos três anos, mas os gastos excessivos do governo, um mercado de trabalho forte e as economias acumuladas das famílias estão alimentando o otimismo para uma recuperação.
"Espera-se que a economia continue sua recuperação no primeiro trimestre, embora com um impulso fraco", disse o Bundesbank. "A partir da primavera, espera-se que a economia alemã cresça de forma mais dinâmica, impulsionada principalmente por estímulos fiscais."
A construção civil provavelmente será afetada pelo mau tempo no trimestre e o consumo privado provavelmente não permanecerá em um nível elevado, afirmou o banco central alemão.
Embora a indústria tenha recebido algumas encomendas grandes, elas provavelmente estão relacionadas a maiores gastos do governo com defesa e infraestrutura, e a competitividade do setor nos mercados de exportação continua relativamente fraca.
O Bundesbank previu anteriormente um crescimento econômico alemão abaixo de 1% este ano, com a maior parte desse crescimento concentrada no segundo semestre.
(Reportagem de Balazs Koranyi)
ASSUNTOS: Economia