Compartilhe este texto

Brasil cai para 4º lugar no ranking de juro real, apesar de alta da taxa Selic

Por Folha de São Paulo

19/03/2025 18h30 — em
Economia



SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Brasil caiu da primeira para a quarta posição no ranking mundial de juros reais, abaixo de Turquia, Argentina e Rússia. Houve aumento das taxas nos dois primeiros países e manutenção do percentual do terceiro.

A taxa brasileira caiu de 9,18% ao ano para 8,79% ao ano. O número é uma combinação da inflação projetada para os próximos 12 meses -de 5,49% considerando dados do relatório Focus do BC, no caso do Brasil- e dos juros de mercado de 12 meses à frente -utilizando o contrato de Depósito Interbancário.

No Brasil, a mudança é explicada principalmente pela queda dos juros futuros.

O ranking foi elaborado pelo Portal MoneYou e pela Lev Intelligence.

Em termos nominais, o Brasil se manteve também na quarta colocação, atrás dos mesmos países. A Turquia cortou os juros de 45% para 42,5% ao ano, a Argentina a manteve em 29%, e a Rússia também não alterou a taxa de 21% ao ano. A média geral é de 6,13% ao ano.

Os quatro países líderes do ranking seguem distantes da taxa média entre as economias selecionadas, que é de 1,7% ao ano.

O levantamento mostra que a maioria dos países cortou ou manteve os juros recentemente. O BC brasileiro está entre as exceções.

O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central elevou nesta quarta-feira (19) a taxa básica de juros (Selic) em um ponto percentual, de 13,25% para 14,25% ao ano, mesmo nível atingido durante a crise do governo de Dilma Rousseff (PT).

Na época, também para combater uma inflação resistente, a taxa básica ficou estacionada em 14,25% durante um ano e três meses, a partir do fim de julho de 2015, atravessando o impeachment da petista.

RANKING DE JUROS REAIS, EM % AO ANO

Turquia - 11,9

Argentina - 9,35

Rússia - 8,91

Brasil - 8,79

Indonésia - 6,48

México - 4,82

Colômbia - 4,72

África do Sul - 3,59

Índia - 3,03

Filipinas - 2,59

_Fonte: Portal MoneYou_


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia