Compartilhe este texto

BC do Japão considera que impulso à inflação por iene fraco está se tornando maior

Por Reuters

26/01/2026 6h40 — em
Economia



Por Leika Kihara

TÓQUIO, 26 Jan (Reuters) - O iene fraco tem um impacto cada vez maior sobre a inflação do Japão já que as empresas repassam ativamente os custos crescentes, disse o banco central nesta segunda-feira, sinalizando sua vigilância sobre as crescentes pressões sobre os preços que podem justificar mais aumentos na taxa de juros.

Em uma análise sobre o choque da fraqueza do iene, a inflação foi impulsionada no primeiro ano pelas empresas que repassaram o aumento dos custos de importação, disse o Banco do Japão. A análise foi incluída na versão completa do relatório trimestral de perspectivas do banco central.

Porém, um impulso igualmente significativo ocorreu três anos após o choque, devido a efeitos de "segunda ordem", como o repasse dos custos de mão de obra, sugerindo que o impacto sobre os preços se tornará maior e mais duradouro do que no passado, disse o relatório.

A análise estudou o impacto na inflação de um iene fraco e não fez referência direta ao nível atual da moeda, que caiu na semana passada para seu valor mais baixo contra o dólar desde 2024, antes de se recuperar.

"O comportamento de fixação de preços e salários das empresas está se tornando mais ativo, o que aumenta a chance de o Japão sustentar um mecanismo no qual os salários e os preços aumentem juntos de forma moderada", disse o relatório.

"Há uma chance de que os salários e a inflação ultrapassem as expectativas" se as empresas repassarem mais ativamente o aumento dos custos de mão de obra ou se a pressão salarial aumentar, refletindo um mercado de trabalho apertado, disse o relatório.

O Banco do Japão manteve a taxa de juros na sexta-feira, mas manteve as previsões hawkish de inflação e enfatizou sua vigilância em relação aos riscos de preços decorrentes de um iene fraco, sinalizando que as autoridades pretendem continuar aumentando os custos de empréstimos ainda baixos.

O banco central divulgou um resumo de seu relatório trimestral de perspectivas na sexta-feira. Ele publica a versão completa do relatório no dia útil seguinte.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Economia

+ Economia