Compartilhe este texto

Dia Internacional da síndrome de Down: O carinho é o melhor remédio

Por Portal Do Holanda

21/03/2017 17h45 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

Eles são carinhosos, inteligentes e com uma capacidade incrível de compreender o mundo e as pessoas ao seu redor. Não é a toa que o dia de hoje foi dedicado totalmente a eles. O Dia Internacional da síndrome de Down, comemorado anualmente no dia 21 de março, traz a tona a luta pela igualdade de direitos e a inclusão de pessoas com a síndrome em uma sociedade menos preconceituosa e mais acolhedora.

Mas para que isso aconteça é necessário conhecer mais sobre a síndrome e quebrar os tabus que limitam o assunto. Podemos iniciar esse processo lembrando que, no Brasil, existem mais de 300 mil pessoas com a síndrome e que ela não é considerado uma doença, mais sim uma mutação genética, como explica a psicóloga do Hapvida Saúde, Joelina Abreu:

“É uma alteração genética também conhecida como Trissomia 21, justamente porque, em vez de 23 pares de cromossomos, só existem 21 nos casos de síndrome; e no cromossomo 21, em vez de um par, aparecem 3 exemplares, ou seja, a trissomia".

Tal mutação acaba gerando algumas alterações física e psicológicas que afetam diretamente a vida do indivíduo. As principais são o comprometimento intelectual e características como nuca espessa e olhos puxados. Em alguns casos pode ocorrer o déficit de atenção, distúrbios de conduta, mas tudo depende do grau da síndrome. Contudo, é importante destacar que nem por isso eles devem ser classificados como incapazes, pelo contrário, a maioria possui habilidades bem peculiares e interessantes.

É claro que no decorrer da vida eles necessitam de uma atenção especial, como acompanhamento psicológico e médico, mas o mais importante de tudo é o amor e carinho daqueles que fazem parte de seu dia a dia, procurar um grupo de apoio também é extremamente recomendável, como destaca a psicóloga: "O recomendado é que os pais busquem grupos que reúnam outras famílias para troca de experiência e consultoria especializada. É altamente recomendado o acompanhamento psicoterapêutico, tanto para a criança quanto para as famílias".

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Dia internacional, PRECONCEITO, síndrome de down, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar