Crise na Zona Franca e saída de empresas acende alerta vermelho no Amazonas

Por Portal do Holanda

06/06/2021 6h31 — em De olho na Política

Linha de montagem em fábrica - Foto: Divulgação

De setembro de 2020 até a semana passada, três grandes marcas mundiais saíram de Manaus para montar suas plantas em outros centros industriais. Sem nenhuma estratégia de longo prazo do governo para atrair investimentos, a ZFM fica cada vez menos atrativa e a ameaça aumenta sobre a Amazônia.
Estudo do Corecon aponta que de 2005 a 2014, o PIM perdeu 34,14% de seu parque industrial; das 690 indústrias, 208 fecharam as portas. Os projetos de implantação caíram 11,27% no período.
De lá até hoje, o Amazonas teve cinco governadores e um dos períodos mais tumultuado e improdutivo na economia. A desindustrialização continua, mascarada pela subida do dólar, que garante a arrecadação.

Os caminhos da pré-campanha de Lima

Acuado e com operação da PF batendo cedo à sua porta, Wilson Lima para o ‘ataque’ aos dois senadores do Amazonas na CPI da Covid, alegando que eles, Eduardo Braga e Omar Aziz já estão em pré-campanha eleitoral. Enquanto ele próprio faz sua campanha antecipada com a pandemia e a enchente.

A mãe natureza e seu parodoxo

Com a maior marca de enchente em 119 anos, Manaus tem água sobrando. Enquanto no Sudeste a ‘seca braba’ deixa vazios os reservatórios de abastecimento e geração de energia. O que eles precisam que nós temos? Florestas. Só as matas e as geleiras podem sustentar os cursos d´água. E ainda querem desmatar a Amazônia.

Sucesso x Desigualdade

Um estudo da FGV Social aponta que os jovens brasileiros, entre 15 e 29 anos se sentem mais pobres, preocupados e menos felizes. Mas isso não se deve à pandemia, e sim, a diferenças sociais e econômicas que dão ligeira “vantagem” na corrida da vida aos mais velhos, causando desalento aos mais jovens.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ De olho na Política