Óleo de Andiroba cura dermatites e até reumatismo; conheça benefícios

Por Portal do Holanda

28/01/2021 11h27 — em Cura pela Natureza

Foto: Divulgação Embrapa

Reconhecido pelo Ministério da Saúde pelas propriedades fitoterápicas, a  Carapa guianensis, nome científico da popular Andiroba, é secularmente usada na Região Norte pelas múltiplas indicações contra dermatites, úlceras e lesões musculares. A casca e folhas são utilizadas para preparo de chá para combater febre, reumatismo e pneumonia.

Já o óleo de Andiroba, além de ser um repelente natural, é usado na produção de velas destinadas a afastar mosquitos transmissores de doenças como Dengue, Chinkugunya e Zika Vírus.

Além disso, usa-se contra dermatites, faringite, amidalite, tosse,  bronquite, úlceras e lesões musculares, contusões, inchaços, reumatismo, cicatrizações,  vida e brilho ao cabelo.

As propriedades medicinais do óleo de andiroba são potencializadas quando ele é aplicado através de massagens ou friccionado sobre a pele.

Mas a sobrevivência da espécie está em risco e preocupa autoridades e estudiosos da área. Por não ser uma planta muito forte, é mais afetada pelos temporais e derrubadas.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Cura pela Natureza