Cravo-da-índia combate infecções e facilita a cicatrização

Por Portal do Holanda

21/01/2021 10h51 — em Cura pela Natureza

Foto: Pixarbay / Planta do cravo da índia

O cravinho ou cravo-da-índia facilmente encontrado em supermercados é cheio de ações medicinais, por ser rico em vitamina A, E e beta-caroteno.

Com ação antimicrobiana, o cravinho possui eugenol, metil salicilato, kaempferol, ácido gálico e ácido oleanólico na sua composição, e pode ser usado no combate a infecções causadas por fungos e bactérias.

O cravinho possui grande concentração de compostos fenólicos, o que causa uma potente ação antioxidante, protegendo o corpo de doenças crônicas graves, como o câncer.

O eugenol presente no cravo-da-índia, pode reduzir a inflamação causada em tratamentos dentários.

O óleo de cravo, possui um aroma de repele os mosquitos, e serve para afastar moscar, basta deixar alguns cravos esmagados em um pratinho no local onde as moscas estão. O óleo ainda facilita a cicatrização, diminui inflamações e irritações, devido a sua ação antisséptica. 

O chá de cravinho ainda é um ótimo remédio caseiro para aumentar a libido, já que possui propriedades afrodisíacas.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Cura pela Natureza