Com ação diurética, planta combate infecções urinárias

Por Portal do Holanda

23/02/2021 10h55 — em Cura pela Natureza

Foto: Divulgação

Com propriedades diuréticas, analgésica e anti-inflamatória das vias urinárias, a Falsa Serralha, Serralhinha ou Bela Emília, é uma erva comestível e medicinal indicada para dores corporais e infecções nas vias respiratórias e urinárias.

É uma erva espontânea ou "daninha" em cultivos, com flores vermelhas pequenas, em capítulos com "formato de pincel" e não deve ser  confundida com as "serralhas-verdadeiras", plantas semelhantes, mas  maiores, com látex e com flores maiores, amarelas, também com usos medicinais, mas gosto amargo bem forte.

As Falsas serralhas têm gosto bem suave e apreciável em saladas ou receitas de refogados.

Pode ser usada contra asma, bronquite, faringite, amigdalite, e também resfriados e dores corporais. Coloca-se água fervente em uma xícara média contendo uma colher (sobremesa) de folhas picadas e bebe-se duas vezes por dia.    

Contra infeções urinárias, ferve-se as raízes, folhas e folhas picadas em água suficiente para um copo que deve ser tomado em dois períodos, metade pela manhã e a outra metade à tarde.


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Cura pela Natureza