Siga o Portal do Holanda

Amazonas

Colégio de Manaus concorre a premiação nacional nesta quarta

Publicado

em

Foto: Reprodução

O Colégio Martha Falcão é uma das instituições de ensino do país finalista no Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE). O evento acontece nesta quarta-feira (29), no Hotel Maksoud Plaza, em São Paulo, e é considerado a premiação mais importante para a gestão educacional brasileira e tem como objetivo o reconhecimento de cases de sucesso de instituições e gestores que realizaram ações inovadoras na área de educação.

Concorrendo na categoria Gestão Administrativa e de Comunicação, o Colégio Martha Falcão é destaque com o projeto Identidade Visual como Elemento Poético e Pedagógico. De acordo com o professor e artista visual, Nelson Falcão, a ideia surgiu com a mudança para a nova sede da instituição, localizada na rua Salvador, no Adrianópolis, e inaugurada no dia 26 de novembro do ano passado.

“Criamos uma identidade visual que incorporou mais do que os valores institucionais, mas a ideologia e o legado da nossa patrona, a professora Martha Falcão, que marcou a história do Amazonas por sua paixão pela educação, pesquisas científicas e, especialmente, pelo pioneirismo na verdadeira luta pela preservação ambiental”, apontou o idealizador do projeto.

A trajetória da educadora ganhou um novo significa graças ao trabalho de arte e design da equipe de Marketing do Colégio Martha Falcão, que transformou a defensora do meio ambiente em um ícone da Árvore Da Vida e do Conhecimento.

Das cores das paredes ao diretório em forma de galhos no térreo do prédio, a identidade visual relembra a toda comunidade escolar da necessidade de galgar os degraus do conhecimento. Da visão panorâmica da escada, os alunos contemplam de cima a pirâmide, que abriga a cápsula do tempo, lembrando-os da importância de expandir sua percepção de mundo. No hall principal da escola, foi criado o Memorial Profª Martha Falcão, uma homenagem a patrona, com objetos pessoais e profissionais, adornado por uma grande árvore, da Vida, que reconta sua história através de fotos de diferentes missões e lições de vida. 

A partir dos ícones que compunham a identidade visual, a imagem da professora metamorfoseada na Grande Árvore semeando seu legado de amor à educação e a Natureza, foram criadas agendas e calendários. 

A frente do Memorial está o Auditório Nelson Falcão, para onde foi criado o mural O Guardião, uma abstração que apresenta ícones da cultura, natureza e relíquias materiais e imateriais da Amazônia (Teatro Amazonas, a canoa, o encontro das águas, a vitória régia, o mito da cobra-grande), e foi a matriz para as placas de identificação das salas de aulas, auditório, biblioteca, ludoteca e secretaria.

Servidores encaram governo do AM e resolvem parar o Estado

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.


Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.