Compartilhe este texto

Globo é condenada por baque psicológico em autora que inspirou 'Chiquinha Gonzaga'

Por Portal Do Holanda

11/08/2018 9h56 — em
Famosos & TV


Foto: Reprodução/TV Globo

Depois de 19 anos da estreia da minissérie "Chiquinha Gonzaga" (1999) na Globo, Dalva Lazaroni de Moraes, autora do livro Chiquinha Gonzaga - Sofri E Chorei, Tive Muito Amor, finalmente ganhou a ação que movia contra a emissora por omitir seus créditos na obra.

A Globo foi condenada a pagar R$ 150 mil de indenização por danos morais e a inserir os créditos a Dalva em todos os capítulos da minissérie. O juiz entendeu que a emissora causou "grave prejuízo" à imagem da escritora, a fez sofrer um "baque psicológico".

Dalva não viveu para comemorar a vitória. Ela morreu em julho de 2016 e a indenização que foi definida somente na última semana, ficará para os herdeiros.

O advogado Sylvio Guerra vai recorrer da decisão, já que acredita que o valor não condiz com a realidade e que o juiz não arbitrou o dano material que o episódio causou à Dalva. A Globo também pode recorrer.

Conforme o colunista Daniel Castro, do Notícias da TV, em 1999 a escritora lutava contra um câncer de mama e reuniu amigos do meio artístico e político para assistir à estreia da minissérie, comemorando prestígio de um de seus livros servir de inspiração para a TV. Para sua total decepção, o capítulo terminou e nem seu nome, nem do seu livro apareceram nos créditos finais.

Em negociação com a Globo, a autora queria tanto que seu livro servisse de inspiração para uma trama na TV que abriu mão de qualquer remuneração pela obra, mas tinha exigido que apenas recebesse seus créditos isso. Nem isso lhe foi dado.

Somente após procurar a Globo, seu nome e do livro começaram a aparecer no 20º capítulo da trama que teve 38 episódios. A emissora se comprometeu a colocar os créditos desde o primeiro capítulo nas eventuais reprises mas em 2010, novamente descumpriu a promessa e não deu os créditos. Assim como não cumpriu nas exibições foras do país, em Portugal, França, Japão e Angola.

 

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: chiquinha gonzaga, dalva lazaroni, livro chiquinha gonzaga, Famosos & TV

+ Famosos & TV