Prefeito fura fila e recebe vacina antes de profissionais da saúde na Bahia

Por Portal do Holanda

21/01/2021 11h23 — em Brasil

Reginaldo Prado furou fila - Foto: Reprodução Instagram/Prefeitura de Candiba

O prefeito Reginaldo Prado, da cidade de Candiba, na Bahia virou notícia depois de furar a fila de vacinação e receber a dose da Coronavac antes mesmo dos profissionais da saúde que é o grupo prioritário segundo determinação do Ministério da Saúde.

O momento em que o político recebe a vacina foi compartilhado no Instagram da própria Prefeitura ontem (20). Prado tem 60 anos e não se encaixa em nenhum dos grupos de riscos priorizados na primeira fase da campanha. Segundo os critérios do Ministério, ele só deveria ser vacinado na próxima fase, que ainda não tem data de início.

Por conta da violação, os Ministérios Público da Bahia (MP-BA) e Ministério Público Federal (MPF), moveram uma ação conjunta junto à Justiça Federal pedindo a condenação dele por burlar os protocolos estadual e nacional. Reginaldo é acusado de improbidade administrativa que implica princípios de impessoalidade e da moralidade e pode ter que pagar multa de R$ 145 mil. 

Para os órgãos, o prefeito explicitamente se privilegiou do cargo para furar a fila. Candiba é uma cidade pequena do interior da Bahia e tem cerca de 14 mil habitantes. O município só recebeu 100 doses da vacina que serão destinadas a 50 pessoas que atuam na linha de frente da Covid. Esse número leva em consideração que cada pessoa receberá duas doses do imunizante.

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Brasil