Acusado de favorecer servidores na vacinação, prefeito culpa Governo do AM

Por Portal do Holanda

20/01/2021 7h49 — em Manaus

Davi Almeida diz que Governo atrasou lista - Foto: Divulgação

Manaus/AM - O prefeito David Almeida se envolveu em uma  polêmica nessa terça-feira (19) ao ser acusado de favorecer servidores da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), no primeiro dia de execução do plano de imunização contra a covid-19.

Isso porque ele havia anunciado que a vacinação começaria por profissionais da saúde de hospitais, pronto-socorros e unidades de saúde que atuam na linha de frente, mas acabou iniciando por um grupo que trabalha em UBSs municipais. 

Pressionado, ele jogou a bomba no colo do Governo e disse que precisou mudar o plano porque ao dar início da vacinação, ainda não havia recebido a lista de prioridades da rede de saúde do Estado: 

"Para entrar nos hospitais, nós precisávamos as informações do Governo, da quantidade de servidores e quais seriam as a unidades. Nós estávamos com nossas equipes  já prontas às 14h e demos o start ali na Nilton Lins e de lá as equipes se dirigiram para as nossas 24 Unidades de Saúde. Porque iniciou primeiramente pela Prefeitura? Porque nós ainda não tínhamos o planejamento do Governo que já nos passou era 16h30min".

O prefeito fez questão de frisar que as vacinas foram para os servidores pelo atraso do Governo: "Ah por que não foram vacinados os profissionais que estavam nas UTIs dos hospitais, eles seriam as prioridades. Nossas equipes estavam prontas para iniciar em todos os grandes hospitais,  em todas as UBS, em todos os SPAs e UPAs,  e aí nós demos o pontapé inicial às 14h e nós ainda não tínhamos o planejamento do estado que chegou após a nossa saída. O que aconteceu? Fomos até as nossas unidades básicas e vacinamos 371 servidores, não cometemos nenhum ato ilícito". 

A prefeitura reclamou também da quantidade de doses recebida do estado: "Com o baixo volume de doses de vacinas contra a Covid-19 repassado pelo governo do Estado à Prefeitura de Manaus - apenas 40.072 das 282 mil recebidas do Ministério da Saúde, na última segunda-feira, 18 -, o Executivo municipal precisou rever o plano de vacinação". Almeida afirma que os hospitais devem começar a receber as doses nesta quarta-feira (20).

Em nota, o Governo do Amazonas informou que: "é responsável somente pelo recebimento das vacinas do Ministério da Saúde (MS) e distribuição às Prefeituras Municipais. A aplicação é de responsabilidade das Secretarias Municipais de Saúde e obedece aos critérios de prioridade definidos pelo Ministério da Saúde. O Governo do Estado não é responsável pela vacinação de qualquer pessoa".


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Manaus