Compartilhe este texto

Estudo afirma que vacina contra a covid-19 não afeta fertilidade masculina

Por Portal Do Holanda

20/06/2021 11h11 — em
Brasil


A doença afeta a fertilidade - Foto: Ilustrativa

Um estudo americano mostra que as vacinas contra a covid-19, não são capazes de alterar a qualidade do esperma humano. 

O assunto ganhou espaço e se tornou alvo de pesquisas, depois que cientistas descobriram que a doença, sim, é capaz de afetar a fertilidade masculina.

Segundo o estudo publicado esta semana na revista Jama, a vacina não tem esse poder porque é composta pelo vírus inativado: "Como as vacinas contêm o mRNA [código genético] e não o vírus vivo, é improvável que a vacina afete os parâmetros do esperma", afirmaram os pesquisadores que participaram do projeto.

Para eliminar completamente as dúvidas, eles selecionaram um grupo de 45 homens com idade entre 18 e 50 anos, que não tem problemas de fertilidade e nem que ainda não contraíram a doença.

Os voluntários tiveram que se abster de sexo por sete dias e tiveram amostras de esperma colhidas no início dos testes, ou seja, antes da primeira dose da vacina e novamente 70 dias depois de tomarem a segunda.

A análise dos materiais mostraram que não houve qualquer tipo de alteração quanto a quantidade, mobilidade ou formas dos espermatozóides. Sendo assim, as vacinas são completamente seguras e podem ser tomadas sem medo.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil