Ministério da Saúde investiga mortes de 9 crianças indígenas por covid-19

Por Portal do Holanda

28/01/2021 17h36 — em Bizarro

Mortes não foram confirmadas - Foto: Reprodução/TV Globo

O Ministério da Saúde apura o caso de nove mortes de crianças indígenas por suspeita de covid-19 em duas comunidades Yanomami que ficam dentro do território de Roraima. Segundo um documento enviado pelo Conselho de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kuanna (Condisi-YY), as vítimas tinham idade entre 1 e 5 anos e faleceram após apresentar febre alta e muita dificuldade para respirar.

O presidente do Condisi-YY relata no ofício que quatro mortes ocorreram na comunidade de Waphura e outras cinco em Karatoa, nas proximidades de Alto Alegre. Todos os casos ocorreram neste mês de janeiro, sendo dois deles na última segunda-feira (25).

Além disso,  outras 25 crianças das aldeias estão com sintomas graves de covid e as unidades básicas de saúde das comunidades estão fechadas por falta de profissionais há mais dois meses. Os aldeados não têm assistência médica nenhuma desde então.

O Ministério da Saúde afirma por meio de nota que "está verificando junto ao Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami a veracidade das informações", mas que até o momento, não há confirmações dos óbitos. 

 


O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

+ Bizarro