Vereador X Blogueiro: conflito pela liberdade de expressão
Um vereador de Itacoatiara-Am utilizou a tribuna para atacar a imprensa digital, mas foi interrompido pelo dono de blog em plena sessão legislativa. A defesa da liberdade de imprensa dispensa incursão em seara restrita aos parlamentares. Errou o vereador em ameaçar prender o dono do blog e errou o empresário ao interromper o discurso do parlamentar.
Mas o caso repercutiu, com nota do Sindicato dos Jornalistas e da Federação Nacional dos Jornalistas.
Para além do notável espírito de corpo da nota emitida pelas duas entidades, e do fato de o vereador ter se excedido, não é falso o discurso de que o modelo de comunicação criado com a expansão da internet, com blogs e sites registrados aos milhares - 500 apenas no Amazonas - é uma perversão que em certa medida contamina exatamente o que hoje é defendido da boca pra fora por entidades de classe, políticos e jornalistas: a liberdade de expressão e opinião.
A melhor maneira de defender a liberdade de opinião e, consequentemente, a de imprensa, é respeitando a opinião do outro, ainda que marcada por hostilidades.
A imprensa tem o dever de fiscalizar os três poderes, mas não pode bater boca com políticos que questionam sua legitimidade.
Há métricas para identificar o bom jornalismo, e há métricas para avaliar os bons políticos. O que falta é a métrica da verdade, cada vez mais confusa, mais engessada, sequestrada e disputada como Geni pelos dois lados do espectro político, que tem versões diferentes sobre o mesmo fato. E o jornalismo, como sempre tem lado, é cúmplice dessa atrofia da verdade.
ASSUNTOS: Amazonas, caso de vereador x blogueiro, itacoatiara, Liberdade de Expressão
Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.