Compartilhe este texto

Circo da política não vai parar em Manaus. Mau exemplo em diplomação no TRE


Por Raimundo de Holanda

18/12/2020 20h25 — em
Bastidores da Política


  • Se Dione buscava o aplauso, engoliu o silêncio dos presentes, surpresos ao vê-lo rastejar. Pelo que se viu na cerimônia de diplomação dos novos vereadores, o circo da politica não vai parar…

Dione Carvalho, vereador eleito pelo Patriota, pode não representar a Câmara de Manaus, recém eleita. Mas a cena que  protagonizou nesta sexta-feira, em cerimônia de diplomação no TRE,  retrata  a dificuldade de uma parte considerável dos políticos em  compreender o papel para o qual foram eleitos. 

Ainda que o gesto tivesse o sentido simbólico de demonstrar que representava uma parcela da população - crianças cardiopatas, onde faria um trabalho filantrópico-, a cerimônia  de diplomação tinha formalidades e uma certa liturgia, das quais  não poderia fugir. 

Passou a impressão, ruim, de despreparo. Se despertou risos foi porque seu comportamento inusitado lembrou não um  representante do povo,  ou o  super-herói Capitão América, mas um  brincante de circo. 

Se buscava o aplauso, engoliu o silêncio dos presentes, surpresos ao vê-lo rastejar. Pelo que se viu na cerimônia de diplomação dos novos vereadores,  o circo da politica não vai parar…

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.