Compartilhe este texto

Bolsonaro ou Lula? O medo do amanhã


Por Raimundo de Holanda

21/07/2022 20h05 — em
Bastidores da Política



Os pesadelos estão rondando o nosso sono. O presente está sendo conectado a um futuro incerto, imprevisível, perturbador. Convivemos com fantasmas invadindo nosso quarto e  despertando nossos medos. Medo de acordar e ver o País destruído, medo de sequer reconhecer nossos filhos e amigos quando o amanhã chegar.

Há uma guerra declarada - bolsonaristas contra lulistas e sempre sobrando para quem apenas aposta no Brasil - um antagonismo desenfreado, doentio e muito ódio sendo compartilhado.

Os vizinhos, que admirávamos e considerávamos amigos, agora estão diferentes e nos olham com suspeita, enquanto colocam bandeiras em suas varandas. A mesma bandeira que aprendemos a respeitar agora sinaliza uma fronteira entre eles e nós.

O ódio venceu, ao menos ao lado de nossa casa. E somos vítimas de um mal terrível, que já existia em muitos corações, mas que as pessoas mantinham em segredo para parecer o que nunca foram: boas.

Se dissermos que estamos do outro lado, eles nos ofendem. Se dizemos que não temos lado, eles nos oferecem armas que nos recusamos a usar.

Mas vamos ter que fazer escolhas. O futuro nunca foi tão incerto como agora…

Siga-nos no


Raimundo de Holanda é jornalista de Manaus. Passou pelo "O Jornal", "Jornal do Commercio", "A Notícia", "O Estado do Amazonas" e outros veículos de comunicação do Amazonas. Foi correspondente substituto do "Jornal do Brasil" em meados dos anos 80. Tem formação superior em Gestão Pública. Atualmente escreve a coluna Bastidores no Portal que leva seu nome.