Compartilhe este texto

Projeto promove educação ambiental e conservação da Floresta Amazônica

Por Portal Do Holanda

19/01/2021 14h10 — em
Amazônia


Foto: Rruno Kelly

Incentivar educação ambiental, estimular o engajamento local e ajudar na melhoria das condições de vida ribeirinha são atuaçõs fundamentais para a conquista do desenvolvimento sustentável na Amazônia. No coração da floresta, ao longo de cinco Unidades de Conservação (UCs) do Amazonas, histórias de empoderamento, resistência e luta em prol da conservação começam a se multiplicar como resultado de um trabalho pensado desenvolvido por meio do Projeto Amazonas Sustentável, uma parceria entre a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e a Petrobras.

A iniciativa inclui ações dirigidas a implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a redução de emissões por desmatamento e degradação florestal em comunidades ribeirinhas remotas, situadas nas bacias sedimentares dos rios Solimões e Amazonas.

Foi através de uma das oficinas do projeto, realizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Uacari, a 811 quilômetros em linha reta de Manaus, que o jovem ribeirinho Natanael Gondim, 21, aprendeu questões relacionadas à conservação da mata, uso do solo e como contribuir no dia a dia para o monitoramento de desmatamento e focos de calor na floresta.

Para a estudante Verônica Praia, 16, moradora da Comunidade Punã, localizada no entorno da RDS Mamirauá, a 600 quilômetros da capital, o projeto ensinou não só a relevância de proteger a área onde vive, mas também do engajamento comunitário para manter a floresta em pé. A estudante participou de três dias de formação e mobilização das jovens lideranças locais para conter o desmatamento.

Além da capacitação, a jovem atuou na aplicação de questionários e está empenhada no monitoramento participativo de sua comunidade, uma ferramenta de apoio à gestão do uso dos recursos naturais e conservação da biodiversidade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazônia

+ Amazônia