Compartilhe este texto

PF investiga empresa que forneceu sistema espião usado pela Abin a governos estaduais; Amazonas nega

Por Portal Do Holanda

23/10/2023 17h58 — em
Amazonas


Foto: Divulgação / PF

A empresa Cognyte (antiga Subtech) fechou contrato com pelo menos nove governos estaduais, entre eles o Amazonas. A empresa forneceu o “software espião” que teria sido usado pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitoramento ilegal, conforme investigação da Polícia Federal. 

Segundo a PF, a operação Última Milha investiga “o uso indevido do sistema de geolocalização de dispositivos móveis sem a devida autorização judicial” por servidores da Abin. O sistema é um software intrusivo na infraestrutura crítica de telefonia brasileira. A rede de telefonia teria sido invadida reiteradas vezes, com a utilização do serviço adquirido com recursos públicos.

A Cognyte também é fornecedora do sistema espião “First Mile”, que monitora a localização de celulares. Segundo a investigação, o programa teria sido usado de maneira ilegal durante o governo de Jair Bolsonaro, sem autorização judicial, para invadir a rede de telefonia e monitorar a localização de pessoas. 

A Polícia Civil do Amazonas fechou um contrato de R$ 5.998.406,93 com a empresa, em 2022, para a “aquisição do equipamento satelital para identificação, rastreamento, monitoramento e interceptação de indivíduos em atividades relacionadas ao tráfico de drogas em ambiente urbano florestal”. 

Segundo o Governo do Amazonas, a PC-AM não adquiriu a “First Mile” e que a Cognyte fornece outros tipos de soluções tecnológicas para o combate ao crime organizado. "O contrato foi firmado em julho de 2022, com vigência de 12 meses, a partir da entrega do sistema, e está amparado legalmente pela Procuradoria Geral do Estado (PGE-AM). A solução adquirida pelo Amazonas é legal, auditável e seu uso controlado.”

A PF cumpriu 25 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, além de medidas cautelares diversas da prisão, nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Goiás e no Distrito Federal. As medidas judiciais foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal. Os alvos de prisão são servidores da Abin.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Brasil

+ Amazonas