Pesquisadoras da Ufam apresentam trabalhos sobre a Amazônia no maior evento de gestão ambiental do país
Manaus/A - Pesquisadoras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) levarão o nome da região para o 26º Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente (Engema), um dos eventos mais importantes do país na área de sustentabilidade. A professora doutora Michele Aracaty, do Departamento de Economia e Análise da Ufam, e suas coautoras linny Gonçalves Pereira, Ana Carolina Neves Tavares, Georgia Costa Grijo da Silva e Silvio Cezar Arend, apresentarão três trabalhos sobre as Cadeias Produtivas Amazônicas com foco no Desenvolvimento Regional Endógeno.
O evento, que acontece entre os dias 3 e 6 de dezembro na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), reunirá pesquisadores, docentes, alunos e profissionais de diversas áreas para debater as mais recentes tendências em gestão da sustentabilidade. Neste ano, o tema central é “A Crise Mundial Global e a Vocação Brasileira para a Sustentabilidade”, um convite à reflexão sobre os desafios e oportunidades do país no cenário global.
Amazônia em destaque
As pesquisas da Ufam, aprovadas na modalidade defesa oral, abordam temas como bioeconomia e economia verde na Amazônia, demonstrando a relevância da região para a discussão sobre sustentabilidade. “Tenho acompanhado o Engema há anos e sempre levo as discussões sobre a Amazônia para a pauta”, destaca a professora Michele Aracaty. “É um evento internacional que possibilita muitas parcerias futuras”, completa.
A coordenadora de uma das mesas de debate do evento, dedicada exclusivamente aos trabalhos sobre a Amazônia, ressalta o crescente interesse na região. “Ao longo dos anos, temos recebido um volume maior de trabalhos, o que ajuda a fortalecer a discussão sobre a sustentabilidade na Amazônia”, afirma.
Sobre o Engema
Em 2024, o evento completa 26 anos e acontece, novamente, em formato híbrido, com atividades presenciais e online. O tema central deste ano, “A Crise Mundial Global e a Vocação Brasileira para a Sustentabilidade”, reflete os desafios e oportunidades que o Brasil enfrenta no cenário global, destacando-se como um potencial líder na promoção de práticas sustentáveis. Durante o encontro, serão promovidos debates e a troca de conhecimento científico-tecnológico em torno da sustentabilidade, com contribuições de renomados especialistas do Brasil e do exterior.
O evento faz parte do calendário de divulgação das pesquisas e os pesquisadores do Amazonas já participaram do evento em edições anteriores.
ASSUNTOS: Amazonas