Siga o Portal do Holanda

Amazonas

OCA Norte foi destaque na Virada Sustentável em Manaus

Publicado

em

Diversas atrações voltadas para o meio ambiente foram oferecidas neste sábado, 25, na Oca do Conhecimento Ambiental Norte, da Secretaria Municipal de Educação (Semed). Cine-debate sobre o Sauim de Coleira, intervenções poéticas, exposição de grafite, música e o lançamento do programa Ecobeg fizeram parte da programação do projeto Virada Sustentável, realizado em Manaus por uma empresa paulista em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
De acordo com a subsecretária de Gestão Educacional da Semed, Euzeni Trajano, o evento é importante para destacar o trabalho que as OCAs fazem durante todo o ano com alunos e a comunidade.
“Este é um trabalho educativo e cria a vontade de cuidar do meio ambiente, de se tornar cada vez mais sustentável, preservar o patrimônio, o nosso espaço. As escolas têm trabalhado o tema de forma transversal no currículo e as OCAs que trabalham essa questão sobre a importância de envolver a comunidade nesse processo da educação ambiental e da sustentabilidade do nosso planeta”, explicou.

Um dos pontos da programação foi o lançamento do projeto Ecobeg na OCA da zona Norte. Com objetivo de recolher garrafas pets para ajudar na limpeza do meio ambiente, o projeto depende do envolvimento da comunidade, como destacou a coordenadora geral das Ocas Conhecimento Ambiental, Gina Gama.

“A OCA Norte é um dos pontos da ‘Virada Sustentável’ e trouxe atividades socioambientais e socioeducativas. Aproveitamos a oportunidade para inaugurar a primeira EcoBeg da zona Norte, que é o local onde vamos recolher garrafas pets para serem despejadas em locais adequados. Este projeto será trabalhado com os alunos e com a conscientização da comunidade”, destacou.
 
Antônio Bento Neto, diretor da ECOETE – Tecnologias e Preservação Ambiental, empresa idealizadora do projeto Ecobeg, informou que as garrafas pets recolhidas serão transformadas em fios para serem instalados em estações de tratamento de esgoto.

“Nosso objetivo é coletar a garrafa pet do meio ambiente. Essas garradas, que levam 20 minutos para terem seu líquido consumido, demora 500 anos para si degradar no meio ambiente. Então esse é um processo sério e com essa iniciativa vamos recolher um pouco dessas garrafas”, informou.
A participação das Ocas do Conhecimento Ambiental em um projeto como a ‘Virada Sustentável’ é uma forma de reconhecer o espaço e propagar a importância da preservação do meio ambiente, como destacou o juiz titular da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), Adalberto Carim.

“As Ocas são um projeto muito amado e estimado pela Vemaqa, pois foi uma forma que encontramos de estimular a educação ambiental onde não era prioridade. O projeto foi aderido com muito carinho pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semed, e esse evento é importante para mostrar que a OCA é uma realidade e que integra a rede de educação mas, sobretudo, faz com que a comunidade possa aprender a ter noção de preservação ambiental e que sejam propagadores dessa boa nova, pois a gente precisa pensar no amanhã”, informou o juiz.

O evento contou ainda com a apresentação da orquestra dos alunos do projeto Formando Cidadão, que tem a parceria da Polícia Militar, e a presença do secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Itamar Mar. Outros pontos da cidade também aderiam ao projeto ‘Virada Sustentável’.

+ Amazonas

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2020 Portal do Holanda.