Compartilhe este texto

Justiça exige que Amazonas Energia comprove qualidade de serviço em Barreirinha

Por Portal Do Holanda

03/06/2025 21h10 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

A Justiça do Amazonas, por meio do juiz Lucas Couto Bezerra, determinou que a Amazonas Distribuidora de Energia S.A. apresente provas da adequação e continuidade do serviço de energia elétrica em Barreirinha durante as eleições de 2024. A decisão aplica a inversão do ônus da prova, prevista no Código de Defesa do Consumidor (CDC), em uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM).

O MPAM alegou que as comunidades de Barreirinha sofrem com a precariedade no fornecimento de energia, especialmente em áreas rurais e ribeirinhas, evidenciando um descaso da concessionária e o descumprimento de normas da ANEEL e da Constituição. A decisão judicial reconhece que a empresa, por ter acesso às informações técnicas, é quem deve comprovar a regularidade do serviço, alinhando-se à jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

A Amazonas Energia foi intimada a indicar as provas em 15 dias. A ação segue em trâmite e pode levar à responsabilização da empresa por danos à coletividade.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas