InovAmazonas 2014 debate empreendedorismo e inovação

Por Portal do Holanda

05/11/2014 16h58 — em Amazonas

Realizado pela primeira vez durante a Semana de Ciência e Tecnologia, a 5ª edição do Workshop Internacional de Inovação do Amazonas pretende envolver empreendedores, empresários, pesquisadores, gestores de instituições de pesquisa e o público em geral no debate sobre empreendedorismo, investimentos, apoio financeiro e negócios inovadores. O tema deste ano é "Empreendedorismo e Inovação em uma Sociedade em Rede".

O workshop será aberto oficialmente nesta quinta-feira, dia 6 de novembro, às 16h30, com a palestra magna "Crowdsourcing: uma importante ferramenta em rede para a inovação e o empreendedorismo”, a ser ministrada pela diretora geral e sócia da Mutopo Brasil e fundadora da Conferência Internacional Crowdsourcing, Marina Miranda.

Já no dia 7 de novembro, a primeira palestra “Apresentação de Negócios a Investidores: É preciso!” acontecerá às 9h e será ministrada pela diretora da Native Original Products, Rozana Trilha, sob coordenação da presidente da Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação, Jane Moura. 

Ao longo do dia 7 outros temas serão abordados. Às 14 horas, a presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, Maria Olívia Simão, juntamente com representantes do Conselho Nacional da Indústria, Universidade Federal de Tocantins, Confederação Nacional de Jovens Empreendedores do Amazonas e da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica discutem os “Desafios para consolidar o empreendedorismo inovador na Amazônia”. A mesa de debate será moderada pela diretora do Movimento Empreendedorismo Universitário, Clarissa Melo.  

Equipar para vencer – A fundadora do sítio “Equipar para Vencer” e autora do e-book “Ferramentas para ir além”, Paula Quintão, será a responsável pela última palestra do evento. Ela abordará  “Empreender pela internet: 5 passos para transformar sua realização profissional, financeira e emocional usando as ferramentas a seu favor”.

Pela primeira vez em Manaus, Paula Quintão mostrará ao público presente mecanismos que podem tornar real um negócio pela internet de forma concreta e rentável.

Há 14 anos desenvolvendo atividades pela internet, Quintão passou a consolidar 90% de sua renda por meio da WEB ao criar, em 2013, o sítio.

Com a experiência e vivência nessa área a palestrante irá mostrar como transformar uma ideia em um negócio real usando a internet.

"Minha proposta é motivar as pessoas para criarem um empreendedorismo pela internet e a terem estabilidade financeira, porque muitas das vezes elas possuem a ideia mas não sabem o que fazer. Elas ficam perdidas, acham que é difícil  quando na verdade não é", explicou. 

A palestra será realizada no auditório do Clube do Trabalhador do Amazonas “João de Mendonça Furtado”, no bairro São José, zona leste de Manaus, às 15h30 do dia 7 de novembro.

Sobre o InovAmazonas

O InovAmazonas é realizado anualmente pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia Inovação, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação, Rede Amazônica de Instituições em Prol do Empreendedorismo e da Inovação e Instituto Federal do Amazonas. E conta com o apoio da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico  e  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

Outros eventos - Como parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a Secti-AM realizará uma série de eventos nos dia 6 e 7 de novembro, no Clube do Trabalhador do Amazonas “João de Mendonça Furtado”, na Alameda Cosme Ferreira, 7.399, São José I, zona leste de Manaus, como o Encontro de Jornalismo em CT&I do Amazonas, que pretende debater os Desafios da Pauta de CT&I na Mídia.

A Feira de Ciências do Amazonas  reunirá estudos, pesquisas e trabalhos na área das ciências desenvolvidos em escolas públicas e particulares do Amazonas, dos ensinos básico, fundamental e médio.

A Exposição de Negócios exibirá produtos inovadores de empresas e empreendedores do Amazonas.

O evento conta com parcerias de instituições públicas do Estado, do município e empresas privadas.