Projetos sustentáveis, científicos e sociais fazem parte da II Feira de Ciências da Amazônia

Por Portal do Holanda

05/11/2014 17h00 — em Amazonas

Integrada à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que ocorre nos dias 6 e 7 de outubro, no Clube do Trabalhador do Amazonas, a II Feira de Ciências da Amazônia contará com a apresentação de 50 projetos competitivos de alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares. O Clube do Trabalhador fica na alameda Cosme Ferreira, 7.399, São José I, zona leste de Manaus.

Oficinas, palestras, exposições de projetos, cine-ciências e até a realização de uma edição especial do Provão do Programa Educação de Jovens e Adultos, da Secretaria de Estado de Educação também fazem parte da programação da SNCT, em Manaus.

A Semana é coordenada no Amazonas pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação. Segundo a titular da pasta, Ana Alcídia Moraes, a SNCT é uma excelente oportunidade de potencializar as ações de popularização da ciência. “Essa mobilização tem destacado o Amazonas como Estado com o maior número de atividades registradas na SNCT, nos dois últimos anos, e, também, por ser a única unidade federativa a realizar ações em todos os municípios”, explica, confirmando os dados do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação.

De acordo com o chefe do Departamento de Apoio à Popularização da Ciência, Edemilson Bibiani, a expectativa é de que 10 mil pessoas visitem os estandes e conheçam os projetos apresentados pelos alunos, que estarão concorrendo nas seguintes modalidades: Engenharias para a Sociedade, Engenharias para o Meio Ambiente, Ciências para a Sociedade e Ciências para o Meio Ambiente.

Os melhores projetos serão selecionados pelo Comitê de Seleção vinculado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas e as equipes vencedoras ganharão medalhas e credenciais para participar de feiras competitivas nacionais e internacionais em 2015.

A estrutura - No Clube do Trabalhador do Amazonas “João de Mendonça Furtado” – Sesi, a Secti-AM também promove simultaneamente o InovAmazonas 2014, o Encontro de Jornalismo em CT&I do Amazonas e a Exposição de Negócios.

Os eventos contam com parcerias de instituições públicas do Estado, município de Manaus e empresas privadas. Segundo o chefe do DAT, há dois dias da realização da SNCT em Manaus, todos os servidores da Secti-AM estão com suas atividades voltadas em oferecer uma excelente estrutura aos visitantes do evento.

Ao todo, 44 instituições de ensino, pesquisa e empresas de vários segmentos irão expor produtos e pesquisas nos estandes do Clube do Trabalhador.

Os visitantes contarão com o apoio de 160 estudantes universitários de instituições públicas e privadas, treinados para atuar como monitores, acompanhando os grupos em visitas. Como contrapartida ao serviço voluntário, os acadêmicos receberão certificados com horas complementares pela colaboração à SNCT.

Para dar suporte no deslocamento de grupos de estudantes,  a Secti-AM disponibilizará transporte para alunos e professores, até o local do evento, de acordo com agenda previamente estabelecida.

Informações sobre a SNCT, em Manaus, podem ser obtidas pelos telefones (92) 3194-2950/2957/2958 e 2960.