Compartilhe este texto

Hotel de Manaus disponibiliza caneta interativa para hóspede deficiente visual

Por Portal Do Holanda

01/04/2016 14h17 — em
Amazonas



Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos deficientes visuais ao viajar é a falta de acessibilidade. Em Manaus, o hotel Go Inn, localizado no Centro, encontrou uma forma de tornar a estadia mais fácil e prazerosa através de um recurso tecnológico: canetas que decodificam o material impresso e reproduzem sons previamente gravados.

        O dispositivo foi desenvolvido pela Pentop do Brasil, empresa sediada na capital amazonense. Com um sensor posicionado em sua ponta e um sistema interno, a caneta permite associar textos ou imagens a um som.

        Além disso, simplifica diversas atividades que poderiam ser um problema para quem possui deficiência visual. Apontando a caneta para uma etiqueta específica é possível, por exemplo, ouvir a leitura do cardápio ou do diretório de serviços.

        De acordo com o gerente-geral do Go Inn, Arilson Freitas, a caneta "falante" Pentop é oferecida assim que o hóspede é identificado como deficiente visual. “A ideia é facilitar o dia a dia no hotel e garantir independência para quem viaja sozinho. A deficiência não deve ser uma barreira para o turista”, explicou.

        Outra facilidade oferecida pelo dispositivo é a “leitura” do quarto, que concede instruções sobre a disposição dos móveis, objetos e espaços do apartamento no qual o usuário estiver hospedado. 

        Segundo Freitas, atualmente existem 10 apartamentos adaptados com o serviço no hotel. “Além da opção de sonorização, esses espaços são preparados para receber qualquer hóspede com deficiência ou mobilidade reduzida. É uma forma de tornar o turismo mais acessível e assegurar opções para esse público na cidade”, concluiu.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas