Exposição “Pretoberâncias” celebra a Consciência Negra em Manaus
Manaus/AM – Começou, nesta terça-feira (5), a exposição “Pretoberâncias” em comemoração ao Mês da Consciência Negra na capital. A mostra, que reúne obras de dez artistas negros, fica aberta ao público até sexta-feira (8) no Fórum Henoch Reis. A exibição é promovida pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
Com pinturas, esculturas, fotografias e outras formas de arte, a exposição aborda temas como a identidade negra, o racismo e a luta por igualdade. O nome “Pretoberâncias” representa a resistência e a força da cultura negra, segundo o curador Marcelo Rufi.
A desembargadora Onilza Abreu Gerth destaca a importância da exposição para promover a reflexão sobre a diversidade e a inclusão. “Essa exposição nos lembra que a cor da pele não determina quem somos”, afirma.
A artista visual Nalud Annihs, uma das participantes, ressalta a importância de usar a arte para discutir temas como a identidade negra e a intersexualidade.
ASSUNTOS: Amazonas