Compartilhe este texto

Estudo aponta ruas mais perigosas de Manaus para mototaxistas; veja

Por Portal Do Holanda

09/06/2024 15h26 — em
Amazonas


Foto: Divulgação/ Prefeitura de Manaus

Manaus/AM - Um estudo sobre mobilidade urbana relacionada ao uso do transporte de moto por aplicativo, do Instituto Cordial em parceria com a Uber, mostrou que as Avenidas das Flores e Autaz Mirim, nas zonas Norte e Leste de Manaus são consideradas as mais perigosas da capital.

Segundo o Instituto Cordial, as avenidas Autaz Mirim e Flores - como as mais perigosas da capital amazonense por apresentarem um maior número de sinistros relacionados a motocicletas do que as outras analisadas. Só em 2021, a Autaz Mirim registrou mais de 500 ocorrências de sinistros envolvendo motocicletas, por exemplo.

Em uma análise pela quilometragem da via, foi identificada que a avenida das Flores é a mais perigosa, somando 146 sinistros/km de via. Isso pode estar vinculado, entre outros fatores, à falta de imposição e fiscalização de limites de velocidade.

O estudo analisou ainda outras cidades, entre elas São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro.

De acordo com o estudo, foram analisados quadros gerais de fatores de riscos para a segurança viária de motociclistas com passageiro, além do cenário de acidentes buscando compreender os fatores associados à esta modalidade de transporte. O objetivo central do estudo era criar recomendações para a redução de riscos envolvendo a modalidade de transporte, direcionadas à empresas que operam e para o poder público.

Serviço em Manaus

O serviço de mototáxi em Manaus começou nos anos 1990, como uma resposta à crescente demanda por opções de transporte rápido e acessível na cidade, principalmente em áreas onde o serviço de transporte regular era ineficiente.

Os motociclistas devem seguir a Lei Federal 12.009 de 2009 que estabelece as diretrizes para a oferta do serviço.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas