Empreendimentos são autuados por extração ilegal de argila no Careiro
Manaus/AM - Quatro empreendimentos foram autuados por crimes ambientais no município de Careiro, na Região Metropolitana de Manaus, durante uma ação de fiscalização conduzida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). A operação identificou extração ilegal de saibro (argila) e intervenções irregulares em Área de Preservação Permanente (APP), resultando em R$ 803 mil em multas e no embargo de três áreas que somam 3.520 hectares.
A fiscalização ocorreu nos dias 5 e 6 de maio e revelou que dois dos empreendimentos exploravam áreas públicas sem Autorização de Lavra emitida pela Agência Nacional de Mineração (ANM), além de não possuírem Licença de Operação nem autorização para Supressão Vegetal, ambas emitidas pelo Ipaam. Outros dois foram responsabilizados por danos em APP, contrariando as normas do Código Florestal.
“Estamos intensificando as fiscalizações em todo o estado para combater atividades predatórias e ilegais. A extração mineral e a ocupação de áreas protegidas precisam seguir regras claras. Não se trata apenas de punir, mas de preservar o patrimônio ambiental para as futuras gerações”, disse o diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço.
Com informações da assessoria
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas