Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, recebe título de Cidadão do Amazonas
Manaus/AM - O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus, Dom Leonardo Steiner, recebeu o título de cidadão do Amazonas. A sessão solene ocorreu na terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Dom Leonardo disse que a homenagem é um convite para participar mais intensamente da vida do Estado. A entrega da honraria foi proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT).
“Esta honraria é um convite para participar mais intensamente da vida do Amazonas, um compromisso com a questão social, o meio ambiente, as culturas existentes, o que nos pede o Papa Francisco. Mas também, o comprometimento com a nossa Igreja, como a da cidade de Manaus, que tem uma belíssima caminhada”, explicou o Cardeal.
Cardeal Dom Leonardo Steiner
Natural de Forquilhinha/SC, Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu no dia 6 de novembro de 1950, ingressando na Ordem dos Frades Menores em 1972, quando foi admitido no Noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ), sendo ordenado padre em 1978 na cidade natal. Entre os vários trabalhos durante a sua vida vocacional, pode-se destacar a área da educação.
O agora Cidadão do Amazonas, foi nomeado bispo em 2005 pelo saudoso Papa João Paulo II, recebendo a ordenação no mesmo ano em Blumenau (SC), adotando o lema episcopal: “Verbum Caro Factum”, que quer dizer “Verbo feito carne”. Em 2011, foi eleito secretário-geral da CNBB e, no mesmo ano, o Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).
Dom Leonardo foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Manaus pelo Papa Francisco no dia 27 de novembro de 2019. A missa de acolhida e posse como Arcebispo ocorreu em 31 de janeiro, na catedral metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição. Em 27 de agosto de 2022, foi criado cardeal pelo Papa Francisco, sendo o primeiro Cardeal da Amazônia.
ASSUNTOS: Amazonas