Compartilhe este texto

Dom Leonardo Steiner, Arcebispo de Manaus, recebe título de Cidadão do Amazonas

Por Portal Do Holanda

29/11/2023 10h12 — em
Amazonas


Foto: Hudson Fonseca/Aleam

Manaus/AM - O Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Manaus, Dom Leonardo Steiner, recebeu o título de cidadão do Amazonas. A sessão solene ocorreu na terça-feira (28), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Dom Leonardo disse que a homenagem é um convite para participar mais intensamente da vida do Estado. A entrega da honraria foi proposta pelo deputado Sinésio Campos (PT). 

“Esta honraria é um convite para participar mais intensamente da vida do Amazonas, um compromisso com a questão social, o meio ambiente, as culturas existentes, o que nos pede o Papa Francisco. Mas também, o comprometimento com a nossa Igreja, como a da cidade de Manaus, que tem uma belíssima caminhada”, explicou o Cardeal.

Cardeal Dom Leonardo Steiner

Natural de Forquilhinha/SC, Dom Leonardo Ulrich Steiner nasceu no dia 6 de novembro de 1950, ingressando na Ordem dos Frades Menores em 1972, quando foi admitido no Noviciado da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. Cursou Filosofia e Teologia em Petrópolis (RJ), sendo ordenado padre em 1978 na cidade natal. Entre os vários trabalhos durante a sua vida vocacional, pode-se destacar a área da educação.

O agora Cidadão do Amazonas, foi nomeado bispo em 2005 pelo saudoso Papa João Paulo II, recebendo a ordenação no mesmo ano em Blumenau (SC), adotando o lema episcopal: “Verbum Caro Factum”, que quer dizer “Verbo feito carne”. Em 2011, foi eleito secretário-geral da CNBB e, no mesmo ano, o Papa Bento XVI o nomeou bispo auxiliar da arquidiocese de Brasília (DF).

Dom Leonardo foi nomeado Arcebispo Metropolitano de Manaus pelo Papa Francisco no dia 27 de novembro de 2019. A missa de acolhida e posse como Arcebispo ocorreu em 31 de janeiro, na catedral metropolitana de Manaus Nossa Senhora da Conceição. Em 27 de agosto de 2022, foi criado cardeal pelo Papa Francisco, sendo o primeiro Cardeal da Amazônia.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas