Conselheiros do Fundeb ajudarão a otimizar a aplicação de recursos

Por

01/07/2014 17h05 — em Amazonas

inte e dois conselheiros que fiscalizarão os recursos destinados ao município de Manaus por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) tomaram posse nesta terça-feira, 1º. São 11 titulares e 11 suplentes que atuarão no biênio 2014-2016. A cerimônia ocorreu pela manhã no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

O secretário municipal de Educação, Humberto Michiles, lembrou que o trabalho dos conselheiros contribui para o investimento adequado dos recursos oriundos do Fundeb. Para ele, a má aplicação da verba é tão prejudicial quanto é a corrupção.

“Uma chaga que precisamos combater é o desperdício. Ele não é barulhento e escandaloso como a corrupção, mas é um mal silencioso. Uma verba mal aplicada é um recurso que deixa de ser investido na melhoria da qualidade da educação. Quantos projetos são iniciados e não concluídos, obras deixadas pela metade, quanta coisa inventada que é desnecessária. Esse é o papel que nós esperamos dos conselheiros: que eles nos ajudem a aplicar os recursos da melhor maneira possível e mais eficaz para a qualidade da educação”, disse.

O Fundeb é um fundo contábil de recursos oriundos de impostos com o intuito de financiar a educação básica pública. Aos conselheiros - que representam diversos segmentos da comunidade educacional, como: professores, diretores de escola, Conselho Tutelar, entre outros – cabe o papel da fiscalização à aplicação das verbas e também o papel de sugerir ações para a melhoria da educação.

Elizangela Brandão é gestora da Escola Municipal Desembargador Candido Honório e conselheira titular do Fundeb desde 2012. Sua principal meta para o novo biênio é trabalhar na redução dos gastos.

Para a professora Fernanda Aroucha, que pela primeira vez atuará como conselheira do Fundeb, o importante é manter um diálogo próximo com a secretaria a fim de sugerir soluções para o desperdício dos recursos públicos.

“Estou há 25 anos trabalhando com educação e vejo que o estado do Amazonas e o país estão avançando na educação. Foi aprovado recentemente o Plano Nacional da Educação e virão mais recursos para os municípios investirem. Nós temos justamente o papel de darmos qualidade ao uso desse dinheiro. Acredito que é assim que continuaremos avançando”, afirmou.

Eleição

Na próxima quinta-feira, 3, será realizada a eleição para presidente, vice-presidente e secretário do Fundeb. Os eleitos tomarão posse e junto com os conselheiros atuarão no biênio 2014-2016.

 

Lista dos conselheiros

Fernanda do Nascimento Melo

Miqueline da Silva

Norberto Pantoja

Roberto Santos de Almeida

Raimundo Torres de Albuquerque

Vanessa Antunes

Marcos Paulo Braga

Ernestina Garcês

Maria Auxiliadora dos Santos

Cilene de Lira

Francinete Vale da Cruz

João Ferreira Filho

Virginia Barros da Silva

Maria Niciane Bussoes

Ângelo de Souza Ataíde

Keully Leal

Vandeison Souza Santos

Ayana Heloisa Almeida Negreiros

Elizangela Brandão de Souza

Eliana Maria Teixeira

Kirk Jober Isaac Shado

Raimundo Damião Marques