Circuito da Ciência do Inpa comemora o Dia Mundial da Tartaruga

Em sua 152ª edição, o Circuito da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), celebrou nesta sexta-feira, 22, o Dia Mundial da Tartaruga, comemorado no dia 23 de maio. O projeto busca aproximar a ciência e a sociedade, chamando atenção dos alunos para a preservação da Amazônia e para utilização sustentável dos recursos naturais.
Com diferentes características, funções e hábitats, as tartarugas da Amazônia são de grande importância para o equilíbrio do ecossistema amazônico. A bióloga e bolsista do Inpa, Virginia Campos Diniz, falou sobre os preparativos que o Centro de Estudos de Quelônios da Amazônia (Cequa), preparou para esta edição do Circuito da Ciência.
“Poucas pessoas sabem que a Amazônia possui 16 espécies de tartarugas de água doce. Então, levar a educação para as crianças, ensinando-as desde cedo a cuidar e preservar a biodiversidade, e acima de tudo explicar a importância das tartarugas na natureza, é um do objetivo dos pesquisadores do Cequa aqui no Circuito”, informou Diniz.
De acordo com o coordenador do Circuito da Ciência, Jorge Lobato, o projeto procura divulgar a ciência de maneira dinâmica e lúdica, como uma semente sendo plantada, com o intuito de ampliar e agregar o conhecimento na vida particular e escolar dos estudantes, e também fazer a socialização o Inpa e população. “O Circuito gera impacto positivo na vida dos estudantes, podendo até influenciar na escolha de profissão dos alunos”, disse Lobato.

ASSUNTOS: Amazonas