Compartilhe este texto

Audiência Pública debate reordenamento na saúde em Manaus

Por Portal Do Holanda

21/06/2016 20h56 — em
Amazonas



Manaus/AM - Nesta terça-feira(21), o secretário estadual de Saúde, Pedro Elias de Souza, participa nesta terça-feira (21) da audiência pública promovida pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual (MPE e MPF) para discutir o plano de reordenamento da rede estadual de Saúde.

O plano está sendo implantado nas unidades de saúde, o MPE está acompanhando o processo e fiscalizando as unidades para saber como as mudanças estão afetando os usuários. A promotora do MPE, Cláudia Câmara, informou que se for necessário o órgão vai pedir reajustes ao Governo.

Pedro Elias voltou a frisar que, mesmo com o reordenamento, todas as zonas da cidade continuarão a contar com SPAs e Policlínicas e que não haverá qualquer alteração nos prontos-socorros e hospitais da rede, serviços de alta complexidade que são de competência exclusivamente do Estado. Com as mudanças, ele explica, a Atenção Básica será expandida e os leitos de maternidade serão ampliados.

As mudanças ocorrerão, principalmente, nos serviços que têm perfil de Atenção Básica, como os Centros de Atenção Integral à Criança (CAICs) e à Melhor Idade (CAIMIs), além de Policlínicas e SPAs. Haverá reordenamento também da rede de Maternidades. Algumas unidades mudarão seu perfil de atendimento. Um dos principais objetivos é substituir o modelo voltado para segmentos específicos, como é o caso dos CAICs e CAIMIs, por uma atenção integral à família. “Temos buscado demonstrar que as medidas são necessárias e oportunas, pois, além de nos ajudarem no enfrentamento da crise econômica que afeta o País, também nos permitirão, a curto, médio e longo prazos, adotar um modelo mais eficiente de Atenção em Saúde”, afirmou o secretário.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, reordenamento, saúde, Amazonas

+ Amazonas