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Cura na Natureza

Benefícios ao consumir alimentos integrais

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Foto: Pixarbay Foto: Pixarbay
Foto: Pixarbay

Trocar alimentos refinados por integrais é uma ótima pedida para adotar uma alimentação mais saudável e nutritiva. Estudos e pesquisas já comprovaram que esses alimentos fazem bem à saúde, ajudando o bom funcionamento do intestino.

Além disso, com o consumo adequado evitamos doenças como diabetes tipo 2, obesidade, vários tipos de câncer, incluindo os relacionados ao sistema gastrointestinal; doenças cardiovasculares e ainda protegemos a saúde bucal. E tem mais: melhoram as taxas de glicose, colesterol ruim e triglicerídeos no sangue.

Vantagem

A vantagem de comer alimentos integrais é que eles são fonte de fibras e ajudam a prolongar a saciedade. Isso acontece por que, ao serem absorvidas lentamente pelo organismo, suas poucas calorias não interferem no ganho de peso. Ao contrário, comemos menos. A partir disso, a fome fica longe por muito mais tempo. É bom sempre lembrar que o consumo de fibras requer um aumento na ingestão de água, para que a pessoa não fique com o intestino preso.

O alimento integral não passa por refinamento. Isso ajuda a preservar as propriedades nutricionais, sem remover suas cascas e películas, evitando a perda de vitaminas, sais minerais e fibras. Hoje, encontramos com mais facilidade esses tipos de grãos e cereais como o arroz, aveia, farinhas e farelos.

Outros alimentos que também são integrais e não passam por processamento são o feijão, grão de bico, lentilha, quinoa, por exemplo. Incluir esses alimentos no dia a dia traz muitas vantagens para o corpo e o bem-estar.


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