Alecrim relaxa sistema nervoso, conheça mais benefícios

Por Portal do Holanda

18/05/2020 16h19 — em Cura pela Natureza

Foto: Pixabay

O Alecrim (Rosmarinus officinalis) pode ser usado de várias maneiras, como em chá, tintura, extrato, xarope e banhos. Estudos comprovam indicações variadas pelas suas características, agindo como: estimulante do Sistema Nervoso Central (SNC), digestivo, atiinflamatório, anti-hipertensor e cicatrizante.

Rico em Ácido ascórbico, que age contra gripes, o Alecrim é considerado um antioxidante, beneficiando o corpo com saúde e manutenção da juventude.

Pode ser preparado por infusão, usando-se uma colher de chá de folhas em uma xícara de água quente. Tomar duas a três xícaras ao dia.

Contra feridas na pele, usa-se o pó das folhas secas pulverizadas sobre o local.

O alecrim também combate a tosse, reduz os gases e auxilia na menstruação.

E para relaxar o corpo, pode-se banhar-se com o chá das folhas. Ferve-se três xícaras de chá de folhas em um litro de água por cinco minutos. Depois coa-se, deixa-se esfriar e mistura-se à água da banheira.

O óleo essencial de alecrim é usado na aromaterapia para promover o estimulo da circulação dos nervos, aliviar o esgotamento mental, promover limpeza no organismo. O óleo ainda é um ótimo remédio para dores de cabeça, e serve como um tônico para o coração por relaxar o sistema nervoso.