Siga o Portal do Holanda

Agenda Cultural

Violência contra pessoa idosa é tema de debate virtual no Sesc

Publicado

em

Foto: Divulgação Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Investigações na saúde do Amazonas miram parlamentares e empresários


Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. E o Serviço Social do Comércio (Sesc) irá promover, nesta segunda-feira (15), ás 16h, um debate virtual sobre o aumento desta violência durante a pandemia.

A transmissão ao vivo pelo YouTube, contará com participação especial do doutor em saúde pública (USP), Alexandre Silva, da escritora Conceição Evaristo e do presidente do centro internacional da longevidade, Alexandre Kalache. A abertura ficará por conta da socióloga e presidente do departamento de gerontologia da SBGG, Vânia Herédia, com mediação de Gabriel Alarcon.

De acordo com a Presidente do Conselho Estadual do Idoso do Amazonas (CEI/AM), Kennya Brito, no Brasil estimasse que esses casos de violência tenham aumentado cerca de 50%, durante a pandemia. “Nesse crescimento se encaixam violências em termos gerais, que podem ser violência como preconceito e discriminação, violência verbal, apropriação indevida de dinheiro, além do descaso e abandono. Esses casos foram potencializados nesse período pois a pandemia alterou a rotina das famílias, criando um clima maior de tensão, pois estamos ansiosos e com um certo medo sobre o futuro”, disse.

Kennya ressalta a importância de denunciar os casos de violência contra a pessoa idosa. “Precisamos deixar claro que o idoso não está sozinho, eles têm a quem recorrer e precisam ter esse conhecimento. Casos suspeitos também devem ser denunciados, mesmo sem a confirmação. Enquanto cidadãos todos devemos fiscalizar e denunciar aos órgãos competentes, precisamos nos unir para diminuir esses números de violências”, explicou.

Conheça alguns canais de denúncia contra a violência da pessoa idosa:

•Disque 100;

•Aplicativo Proteja Brasil;

•Disque 190;

• Delegacia Online da Polícia Civil e Emergência Policial.



Já leu estas ?

Para compartilhar este conteúdo, utilize o link ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Portal do Holanda estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral.

Copyright © 2006-2019 Portal do Holanda.