Carnaboi 2026 retorna ao Sambódromo com mais de 40 atrações
Manaus/AM - O Sambódromo de Manaus será palco do Carnaboi 2026 nos dias 20 e 21 de fevereiro, a partir das 19h, dentro da programação do “Carnaval na Floresta 2026”, promovido pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O evento reunirá mais de 40 atrações, entre artistas dos bois Caprichoso e Garantido e representantes dos bois de Manaus. Neste ano, a programação será dividida por temas em cada noite, destacando diferentes aspectos da cultura do boi-bumbá.
Segundo o secretário de Cultura e Economia Criativa, Caio André, o retorno ao Sambódromo atende a um pedido antigo do público e da classe artística. De acordo com ele, a estrutura do evento foi planejada para impulsionar o turismo e movimentar a cadeia produtiva cultural. “Estamos com uma expectativa enorme para essa entrega, que simboliza a passagem da chave da cultura do Carnaval para os bumbás, em um evento que projeta o Amazonas para o mundo inteiro ver”, afirmou.
Na sexta-feira (20), com o tema “Boi Bumbá, Brinquedo de São João”, a programação contará com apresentações de artistas como Grupo A Toada, Robson Jr., Itamar Benarrós, Márcia Novo, Helen Verás, David Assayag e Erick Juan, além dos bois Tira Prosa e Corre Campo. O show especial de Garantido e Caprichoso está previsto para ocorrer entre 23h e 0h20. No sábado (21), com o tema “Originários da Terra”, sobem ao palco nomes como Vanessa Alfaia, Márcio do Boi, Leonardo Castelo, Prince do Caprichoso e Edilson Santana, com novo espetáculo dos bois oficiais entre 23h30 e 0h50.
Artistas e representantes das agremiações celebraram o retorno ao Sambódromo. O levantador de toadas do Boi Garantido, Leonardo Castelo, destacou que a mudança era aguardada pelos torcedores. “Com certeza, este ano vai ser maravilhoso. Vamos retornar aos tempos áureos do Carnaboi aqui no Sambódromo”, disse. Já o vice-presidente do Boi Caprichoso, Diego Mascarenhas, afirmou que o espaço é tradicional para o movimento e que a expectativa é de grande público. “Tenho certeza de que o Sambódromo vai trazer boas memórias e que a população manauara vai comparecer em massa ao Carnaboi”, declarou.
ASSUNTOS: Agenda Cultural